COLUNISTA

19/06/2021
A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR:
Por que a Covid-19 explodiu em Botucatu depois da vacinação?

A pergunta que mais tenho ouvido na cidade é essa.

"O que está acontecendo?" ou "Por que tantos casos e óbitos e as UTIs continuam lotadas mesmo depois da vacinação?"

Sem dúvida, a principal (e óbvia) razão: a transmissão da doença aumentou vertiginosamente em decorrência do afrouxamento excessivo, a banalização, das medidas de PREVENÇÃO (falta máscaras e distanciamento, aglomerações e circulação desnecessária de pessoas).

Muita gente acreditou que no dia 16 de maio ia acontecer um milagre e que não se pegava mais Covid na cidade. Ou seja, todo mundo "imunizado", do dia para a noite.

Esqueceram que a ciência fala outra coisa: que com a PRIMEIRA DOSE, começa a surgir alguma imunidade, isso depois de TRÊS semanas da vacinação (o que pode explicar uma queda no número de internações nos últimos dias, talvez)

Mas a imunidade para valer, somente algumas semanas após a SEGUNDA DOSE. Ou seja, somente em setembro. E mesmo lá NÃO SERÁ DE 100% (nenhuma vacina dá isso).

Para ajudar a entender o que aconteceu, Prof. Vieira e eu resolvemos coletar e organizar alguns indicadores sobre a ocorrência da Covid-19, em Botucatu, nos 30 dias anteriores e posteriores a VACINAÇÃO EM MASSA. Assim trabalha a epidemiologia, com indicadores e séries históricas (como temos feito há mais de um ano).

A tabela abaixo fala tudo. Nos 30 dias anteriores à vacina, os indicadores vinham melhorando (em azul). Nos 30 dias posteriores TODOS pioraram (em vermelho), MUITO!

EM RESUMO: As condições de contágio (isolamento baixo e fator "R" acima de um) ajudando o coronavírus. Mais casos, mais óbitos e as UITs, que vinham tentando se desafogar, permanecem superlotadas.

Não dá para comentar tudo, então digira e reflita sobre cada número e seu significado (vidas tristemente perdidas, por exemplo).

Uma coisa é certeza, a VACINA não é culpada por nada. Os comportamentos em torno dela é que foram inadequados. Faltaram mais e mais informações científicas e atitudes que nos permitissem estar comemorando os primeiros resultados da vacina, com índices daquilo que acontecia antes.

Mas VAMOS CHEGAR LÁ, com certeza. Basta a gente acreditar na ciência e aproveitar a dádiva que ela nos deu: a vacinação em massa! Para isso são é necessário ATITUDES ADEQUADAS e firmes por parte da população, das lideranças e governantes.

FALTA POUCO. QUE SEJA O MELHOR!


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.