COLUNISTA

15/01/2020
Passear com o cão todo mundo gosta
mas limpar o que ele faz ninguém quer

Foto - Ilustrativa

 

É muito comum ver pessoas passeando com seus cães de estimação pelas calçadas. Durante o passeio é evidente que o cão vai fazer suas necessidades fisiológicas. Claro que o dono deveria ter o bom senso e carregar consigo uma sacolinha para recolher os dejetos deixados pelo animal. Mas… Quem paga essa falta de sensibilidade e civismo é o transeunte que, costumeiramente, pisa nos excrementos deixados pelo cachorro.

Não quero dizer com isso que o proprietário não deve passear com seu cão de estimação na rua. Muito pelo contrário. Ocorre que para fazer isso a pessoa tem que tomar alguns cuidados básicos e levar consigo uma sacolinha para recolher os dejetos do animal.

Quem já não abriu a porta da garagem e encontrou na calçada fezes de cachorro? Ou aconteceu pior, ou seja, chega do trabalho, não percebe o “premio” que foi deixado na calçada, passa por cima e o carrega pra dentro nas ranhuras do pneu, ou na sola do sapato.

Por outro lado, os cães das ruas diminuíram, sensivelmente, nos últimos anos, graças ao, reconhecidamente, belo e importante trabalho desenvolvido pelos profissionais do Canil Municipal, com a castração, para evitar crias indesejáveis e a proliferação de animais soltos nas ruas, aliado a adoção responsável.

Voltando as fezes caninas, é importante que o proprietário tenha um pouco mais de sensibilidade e discernimento, ou melhor tenha mais civilidade ao passear com o seu animal de estimação. Se o cão sujar limpe! Pipocas! Não empurre para o semelhante uma responsabilidade que é sua. Olha, quem tem prazer de ver o cachorro sujar a calçada do vizinho tem o raciocínio inferior ao animal e nos faz pensar que a coleira está no pescoço errado.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.