Queda acentuada de temperatura leva equipe da Operação Migrante a recolher moradores de rua
24/05/2020
Queda acentuada de temperatura leva equipe da Operação Migrante a recolher moradores de rua

Pessoas vulneráveis são acolhidas no Ginásio Municipal onde foram montados boxes individuais na quadra e cada assistido tem sua cama, travesseiros e cobertores para passar a noite, além de refeições e banho

 

A queda acentuada de temperatura está fazendo com que as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Guarda Civil Municipal percorressem vários setores da Cidade realizando a Operação Migrante, que visa dar assistência aos moradores de rua. Somente na madrugada desta terça-feira, a mais fria do ano, 55 pessoas foram recolhidas.

Neste ano em especial, estas pessoas vulneráveis estão sendo acolhidas na nova estrutura montada durante o período da pandemia do novo coronavírus, no Ginásio Municipal de Esportes “Mário Covas Júnior”, onde foram montados boxes individuais na quadra, com capacidade para atender até 45 pessoas.

Cada assistido tem sua cama, travesseiros e cobertores para passar a noite. Também recebem refeições e têm à disposição um local para banho. Toda a estrutura recebe higienização diária, respeitando as normas da Vigilância Sanitária.

Atualmente, um grupo fixo de pessoas que moravam na rua está alojado no Espaço Acolhedor “Milton Francisco de Oliveira”, na Vila Ema, sem sair durante o dia. Lá, eles recebem todas as refeições, tomam banho e mantém uma rotina. Por isso, os novos assistidos foram direcionados a este espaço montado no Ginásio de Esportes.

Operação deve continuar até setembro, quando termina o inverno. Até lá, equipes de assistentes sociais e guardas civis municipais percorrerão a ruas da Cidade, principalmente em locais habituais onde há pernoite de moradores em situação de vulnerabilidade para dar encaminhamento a essas pessoas.

A secretária municipal de Assistência Social, Silvia Fumes, já revelou que a população tem ajudado informando a presença de moradores de rua em praças e embaixo de marquises de lojas pelo telefone da GCM, 199. “Isso é fundamental para que cheguemos ao máximo de pessoas possível e ofereçamos a eles mais dignidade e conforto”, disse.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.