Guia dos Animais Peçonhentos e Venenosos da Unesp de Botucatu chega em sua 2ª edição
08/06/2020
Guia dos Animais Peçonhentos e Venenosos da Unesp de Botucatu chega em sua 2ª edição

Foto - Divulgação

Um grande número de animais foi observado e registrado, sendo o livro um registro de fauna em áreas de vegetação nativa relativamente preservada e uma referência para a utilização de primeiros socorros em acidentados

 

Mesmo em meio a pandemia do novo Coronavírus (SARS-COV- 2) e a necessidade de isolamento social, a Unesp permanece produzindo ciência. Prova disso é a segunda edição do Guia dos Animais Peçonhentos e Venenosos dos câmpus da Unesp de Botucatu  produzido por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp) e do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB|Unesp).

Assinam a obra os professores Vidal Haddad Jr (médico e docente da FMB|Unesp), Antonio L. Sforcin (biólogo e docento do IBB) e Antonio Leão Castilho (biólogo e docente do IBB).
 

A obra apresenta e discute os principais animais peçonhentos e venenosos dos câmpus de Rubião Júnior e Lageado. Um grande número de animais foi observado e registrado, sendo o livro um registro de fauna em áreas de vegetação nativa relativamente preservada e uma referência para a utilização de primeiros socorros em acidentados.

 

O que dizem os autores

Este livro, disponibilizado gratuitamente e com orgulho por nós, é resultado de um esforço conjunto entre três amigos. Atingimos a 2ª edição, com melhorias e novos animais descritos, aproximando cada vez mais nosso objetivo de catalogar, identificar e fornecer medidas de primeiros socorros para acidentes que possam acontecer nos câmpus da UNESP e do Lageado, com extensão óbvia à Cuesta de Botucatu e toda a região que esta abrange. Procuramos com cuidado.

Vários animais que encontramos não eram descritos para a região e este trabalho dificilmente poderia ser feito sem cooperação entre médico e biólogos, cada um utilizando seus conhecimentos para um bem comum. Esperamos a obra seja útil a todos e que neste momento de incerteza e distanciamento, mostre que a Universidade continua produzindo e que logo estaremos de volta às nossas pesquisas de campo. Se acharem a obra válida, por favor, divulguem. O conhecimento é nossa maior arma.

 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.