Flexibilização do comércio e serviços em Botucatu não é autorizada pelo Tribunal de Justiça
17/06/2020
Flexibilização do comércio e serviços em Botucatu não é autorizada pelo Tribunal de Justiça

Botucatu estava na fase amarela (flexibilização), mas com as medidas adotadas pelo governador foi “rebaixada” para a fase laranja (controle), mesmo tendo bons índices no controle da pandemia

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo Botucatu não atendeu ao apelo do prefeito de Botucatu Mário Pardini para que Botucatu tenha maior flexibilização no comércio após o governador de São Paulo João Doria anunciar o Plano São Paulo prolongando o período de quarentena no estado paulista até o dia 28. O estado está em quarentena por causa da pandemia de covid-19, o novo coronavírus desde o dia 24 de março.

O protocolo do Plano é regionalizado e dividido em cinco fases, que vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul). Botucatu estava na fase amarela (flexibilização), mas com as medidas adotadas pelo governador foi “rebaixada” para a fase laranja (controle), que foi iniciada na segunda-feira, dia 15.

Como Botucatu integra as cidades da Diretoria Regional de Saúde, sediada em Bauru, acabou sendo penalizada tendo bons índices no controle da pandemia, com testagens frequentes e vários leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), disponíveis.

Como a situação da Regional não atinge os índices determinados pelo governo, Botucatu acabou sendo penalizada saindo da classificação amarelo, caindo para laranja. Medida não agradou o prefeito Mário Pardini que tentou reverter a situação elaborando uma nota oficial ao governador para que Botucatu seja reclassificada ao nível amarelo, mas não conseguiu sensibilizar o Tribunal de Justiça.

Na nota oficial o prefeito Mário Pardini elencou dados estatísticos  e medidas que estão sendo tomadas para enfrentamento da pandemia, o que deixaria Botucatu classificada na fase amarela do Plano.

“Não é justo que um município, exemplo nacional nas testagens, inquéritos epidemiológicos, diagnóstico, isolamento e tratamento precoces, e outras ações de combate ao coronavírus, que permitiram a estabilidade e o controle da epidemia até este momento, tenha sua população penalizada por outros municípios da região que têm uma condição diferente”, disse o prefeito na nota.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.