Órgãos públicos divulgam serviços online para driblar restrição ao atendimento presencial
24/06/2020
Órgãos públicos divulgam serviços online para driblar restrição ao atendimento presencial

Sem previsão do fim da pandemia, órgãos como Detran, Poupatempo e Proncon incentivam cidadãos a recorrer aos sites e aplicativos para quase todo tipo de serviço

 

A pandemia de coronavírus tem deixado muitas pessoas com documentos atrasados, em alguns casos até impedidas de trabalhar. Profissionais que trabalham com carros, como motoristas de aplicativos e mototaxistas, buscam opções para renovação de documentos e do licenciamento de seus veículos.

Segundo o Detran, o órgão de trânsito do estado de São Paulo, cerca de 60 serviços podem ser feitos de forma online, tanto pelo site do Departamento de Transito como por aplicativo de celular. A maior procura é em relação à carteira de motorista ou emissão de documentos de veículos.

Desde que o atendimento presencial foi interrompido, mais de 1,4 milhão documentos foram emitidos online. O maior problema enfrentado pelos usuários é a instabilidade no sistema, fato que pode ocorrer devido à quantidade de acessos que cresceu de forma significativa durante a pandemia.

Além disso, outras decisões excepcionais para ajudar os cidadãos em tempos de coronavírus não são conhecidas, como a que determina que as CNHs vencidas têm prazo de renovação prorrogado automaticamente para quando acabar a pandemia.

Ou seja, nenhum motorista pode ser multado por ter a carteira vencida. A regra não vale para quem tem a carteira de motorista suspensa. Em relação ao licenciamento do carro, ele pode ser pago em qualquer banco e o documento fica disponível online.

 

Quase tudo na internet

Outros serviços relacionados à educação, imóveis, conta fixas como água e luz, documentos de identidade e até reclamações no Procon, que eram feitos presencialmente no Poupatempo, também estão disponíveis na internet.

Segundo o superintendente do Poupatempo em Bauru, Ilídio Machado, mais de 5 milhões de pessoas conseguiram ter acesso aos serviços online durante a pandemia.

O site do Poupatempo traz uma lista de perguntas e respostas para orientar o usuário. O único tipo de serviço que não é oferecido online é aquele precisa de biometria, como emissão de RG, por exemplo.

Como ainda não há previsão para volta do atendimento presencial ao público, o cidadão pode usar outros documentos para não ficar no prejuízo.

Fonte – G1


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