Governo aumenta restrição no comércio de Botucatu e apenas atividades essenciais podem funcionar
26/06/2020
Governo aumenta restrição no comércio de Botucatu e apenas atividades essenciais podem funcionar

Por estar atrelada a Bauru, a Cidade acabou sendo muito penalizada mesmo apresentando bons índices no controle da pandemia com testagens frequentes e vários leitos disponíveis  em UTI

 

Na sexta-feira o governador de São Paulo João Doria anunciou a nova fase do Plano São Paulo prolongando o período de quarentena no estado paulista até o dia 14 de julho para enfrentamento de covid-19, o novo coronavírus.  Na nova etapa do Plano, que classifica em cores as cidades do estado e estabelece os parâmetros para a reabertura econômica na pandemia do coronavírus, apontou que a capital paulista avançou de fase.

O protocolo é regionalizado e dividido em cinco fases, que vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul).

Como regiões do interior, segundo estatísticas do governo, apresentaram aumento no número de casos, a Diretoria Regional de Saúde de Bauru, onde Botucatu está integrada, que estava classificada na fase amarela e permitia a reabertura parcial de atividades, como comércio de rua, shoppings, bares, restaurantes e similares e salões de beleza por 4 horas diárias, caiu para a fase vermelha, que é a mais restritiva. Com isso, nessa nova fase da quarentena em Botucatu apenas atividades essenciais, como supermercados e farmácias, podem funcionar.

Botucatu, por estar atrelada a regional de Bauru, acabou sendo muito penalizada nessa nova fase do Plano São Paulo, já que apresenta bons índices no controle da pandemia com testagens frequentes e vários leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis.

Regional de Bauru começou o processo de flexibilização na fase 3 (amarela), foi rebaixado uma semana depois para fase 2 (laranja) e agora terá que seguir as regras da fase mais restritiva do Plano São Paulo.

No interior são nove as regiões na fase vermelha, que impõe restrições maiores de atividade econômica: Franca, Ribeirão Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Sorocaba, Registro e Piracicaba.

"Nós vemos que na capital e na região metropolitana houve uma melhora significativa da epidemia. Notamos isso na ocupação dos leitos, na queda das internações, sobretudo na capital, que inclusive teve uma redução no número de óbitos", afirmou Patrícia Ellen, secretária estadual de desenvolvimento econômico.

"Por outro lado, no interior, como já era esperado, temos, sim, uma presença e um crescimento importante da epidemia, que se traduz tanto no numero de casos como de internações e de óbitos", acrescentou a secretária.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a nova fase de prorrogação da quarentena no estado em entrevista coletiva com a divulgação de novos passos do Plano São Paulo. "Hoje, vocês veem a confirmação do que as equipes haviam previsto: que a epidemia perderia força na capital e ganharia força no interior do estado. Foi o que aconteceu. O Plano São Paulo vem seguindo seu curso com sucesso e credibilidade", afirmou Doria.

 

O que é permitido em cada fase

  • Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
  • Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
  • Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores
  • Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
  • Fase 5, azul: "Normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.

CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.