Novo equipamento do HC de Botucatu tem capacidade de fazer até mil testes de coronavírus por dia
27/06/2020
Novo equipamento do HC de Botucatu tem capacidade de fazer até mil testes de coronavírus por dia

Equipamento chega num momento em que a Cidade esteve muito perto de parar com a principal estratégia no combate a covid-19 que é a testagem em massa, que faz da cidade referência na luta contra esta epidemia no país

 

Para o enfrentamento da covid-19, o novo coronavírus, em Botucatu, o Grupo Caio está doando um robô com tecnologia de ponta para agilizar a preparação das amostras necessárias para os testes da doença e que analisa diversos tipos de kits e reagente encontrados no mercado, até mais baratos.

De acordo com o prefeito Mário Pardini, o equipamento chega num momento em que a Cidade esteve muito perto de parar com a principal estratégia no combate a covid-19 que é a testagem em massa, que faz da cidade referência na luta contra esta epidemia no país.

“O equipamento disponível no Hemocentro do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina (HCFM) tem uma série de limitações e a principal é a aquisição dos kits fornecidos pelo Governo Federal, padronizados e com único fornecedor, o que além de tornar mais caro os exames nos faz refém de possíveis desabastecimentos, o que ocorre exatamente no momento mais delicado do enfrentamento desta pandemia”, disse o prefeito.

Com isso, prossegue o chefe do Executivo de Botucatu, além de manter a testagem, vamos triplicar a capacidade em Botucatu. “Com esse novo equipamento, o Hemocentro do HC fará 96 testes a cada 40 minutos, o que nos dará a capacidade de fazer até mil testes por dia”, compara Pardini.

Outra importante contribuição citada pelo prefeito será a nível regional, já que municípios vizinhos poderão, assim como Botucatu, aumentar a capacidade de testes, diagnosticar e tratar precocemente seus pacientes e assim diminuir a necessidade de utilização de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital das Clínicas.

“Gesto humano e solidário do grupo Caio, que além de ser a maior empregadora de Botucatu planta mais uma semente de esperança nesta luta”, ressalta Pardini. “Agradeço a empresa e também a todos os profissionais do Hemocentro do HC, que se dedicam dia a dia para que Botucatu seja referência no enfrentamento da covid-19”, complementa.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.