Drive-thru com carros dentro de shopping faz Botucatu ser manchete em todo Brasil
03/07/2020
Drive-thru com carros dentro de shopping faz Botucatu ser manchete em todo Brasil

Reprodução/Facebook

Foi adotado um sistema de sinalização especial para controle de velocidade e fluxo dos veículos, não sendo permitidos carros movidos a Diesel e motocicletas

 

Jornais, televisões, sites e rádios em diferentes regiões do País têm deixado Botucatu em evidência em razão de a Cidade ter adotado o serviço de "drive thru indoor" que dividiu opiniões e ocasionou os mais diversos comentários e memes na internet.

A novidade é a permissão de automóveis trafegando pelos corredores do complexo que permite ao cliente comprar o produto sem sair do carro. Com isso os corredores do shopping foram liberados para circulação de automóveis de passeio e os clientes podem retirar os produtos na porta dos estabelecimentos comerciais e está funcionando das 11h às 20h.

Para entrar no shopping as pessoas têm temperatura corporal medida e todas devem estar protegidas com máscaras. Também é feita uma vistoria nos carros para constatação das condições de higiene, se há fumaça ou vazamentos. Além disso, foi adotado um sistema de sinalização especial para controle de velocidade e fluxo dos veículos. Não são permitidos carros movidos a Diesel e motocicletas.

Outro detalhe é que o drive-thru está liberado somente para a retirada dos produtos, uma vez que a escolha e compra de produtos devem ser feitas antecipadamente pelos canais de cada loja. Prova de roupas e análise das peças não serão autorizadas.

 

Restrição

Vale lembrar que a Diretoria Regional de Saúde de Bauru, onde Botucatu está integrada, que estava classificada na fase amarela e permitia a reabertura parcial de atividades, como comércio de rua, shoppings, bares, restaurantes e similares e salões de beleza por 4 horas diárias, caiu para a fase vermelha, que é a mais restritiva e apenas lojas que comercializam produtos considerados essenciais podem permanecer abertos.

O prefeito Mário Pardini, então, publicou decreto autorizando a retomada de atividades não essenciais no comércio nos sistemas drive thru e delivery (serviço de entrega de produto comprado pelo cliente através de whatsapp business ou telefone, sem que precise sair de casa).

 

Polêmica

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo afirmou que o esquema drive thru adotado pelo shopping é proibido, de acordo com o Plano São Paulo de reabertura. Atualmente, a cidade está na fase vermelha, que não permite o funcionamento de shoppings.

Segundo a secretaria, “os municípios que desrespeitarem o protocolo de reabertura gradual da economia do estado, conforme consta no Plano, estarão sujeitos a ações propostas pelo Ministério Público”. 

Aponta a secretaria que “o governo estadual permite a entrega de produtos por drive-thru no estacionamento do comércio, quando a cidade está na fase mais restritiva, porém, o serviço está irregular por ser feito dentro dos corredores do shopping”.

A medida, segundo a direção do shopping, foi para “manter a segurança dos clientes e seguir as recomendações de isolamento durante as ações de prevenção ao coronavírus e o serviço está dentro da legislação sendo um ‘drive-thru’ puro, com total responsabilidade e segurança que um serviço do tipo na rua não pode oferecer". A Promotoria de Justiça de Botucatu informou que “está analisando os fatos”.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.