Hemocentro do HC recebe robô equipado para fazer até mil testes da covid-19 por dia
04/07/2020
Hemocentro do HC recebe robô equipado para fazer até mil testes da covid-19 por dia

Equipamento de última geração foi doado pelo Grupo Caio e deixa a cidade como referência na luta contra esta epidemia no país

 

O Hemocentro do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina (HCFM) recebeu um robô com tecnologia de ponta para agilizar a preparação das amostras necessárias para os testes em massa da covid-19, o novo coronavírus. Equipamento de última geração foi doado pelo Grupo Caio e deixa a cidade como referência na luta contra esta epidemia no país.

Atualmente, o equipamento disponível no Hemocentro do HC tem limitações e a principal é a aquisição dos kits fornecidos pelo Governo Federal, padronizados e com único fornecedor, o que além de tornar mais caro os exames faz a Cidade refém de possíveis desabastecimentos, o que ocorre exatamente no momento mais delicado do enfrentamento desta pandemia.

Segundo o prefeito Mário Pardini, com esse novo equipamento, além de manter a testagem, será triplicado a capacidade em Botucatu. “Com esse novo equipamento, o Hemocentro do HC fará 96 testes a cada 40 minutos, o que nos dará a capacidade de fazer até mil testes por dia”, observa Pardini.

Outra importante contribuição citada pelo prefeito será a nível regional, já que municípios vizinhos poderão, assim como Botucatu, aumentar a capacidade de testes, diagnosticar e tratar precocemente seus pacientes e assim diminuir a necessidade de utilização de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital das Clínicas.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.