Pasqual Barretti de Botucatu, vence eleição para reitor da Unesp; Maysa Furlan é a vice-reitora
16/10/2020
Pasqual Barretti de Botucatu, vence eleição para reitor da Unesp; Maysa Furlan é a vice-reitora

A consulta pública seguiu a proporcionalidade de 70%, 15% e 15% dos votos válidos, respectivamente, para servidores docentes, servidores técnicos-administrativos e alunos 

 

Chapa 1 Unesp Viva e Plural, formada pelo professor Pasqual Barretti, da Faculdade de Medicina (câmpus de Botucatu) e candidato a reitor, e pela professora Maysa Furlan, do Instituto de Química (câmpus de Araraquara) e candidata a vice-reitora, obteve a maioria dos votos válidos na consulta pública feita à comunidade da Unesp e deve comandar a Universidade no quadriênio 2021-2025. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (16).

A Chapa 1 Unesp Viva e Plural ficou com 50,64% dos votos válidos e a Chapa 2 Unesp de Ponta a Ponta ficou com 49,36% dos votos válidos, informa a assessoria de imprensa da universidade. Entre os dias 13 e 15 de outubro, participaram da votação 21.225 pessoas, entre servidores docentes, servidores técnico-administrativos e discentes da Unesp. O número de votantes em 2020 é 37,11% maior do que aquele registrado no primeiro turno das últimas eleições para Reitor, em 2016.

“Este resultado nos coloca sob a grande responsabilidade de dirigir a Universidade nos próximos quatro anos. Vamos lutar para que os verdadeiros ideais democráticos prevaleçam dentro da Unesp, dentro do Brasil. Queremos exercer, durante o mandato, as três palavras com as quais iniciamos este processo: dialogar, acolher e construir”, afirmou o professor Pasqual Barretti.

“Este é o momento em que nos colocamos a serviço da Unesp. Esta vitória traz novos ares para a nossa Universidade. Gostaria de agradecer em especial o grupo das mulheres da campanha, que trouxe perfume e delicadeza a cada momento. Neste momento, rendo uma homenagem a todas as mulheres da nossa Unesp”, disse a professora Maysa Furlan.

Os professores Enes Furlani Junior e Héctor Luis Saint-Pierre, que compuseram a Chapa 2 Unesp de Ponta a Ponta, agradeceram aos apoiadores, ressaltaram os números da votação que obtiveram e parabenizaram os vencedores da consulta pública.

A totalização dos votos da eleição para Reitor e Vice-Reitor foi transmitida ao vivo pelo canal da TV Unesp no YouTube, em ato realizado na cidade de Bauru que contou com a presença da presidente da CEC, professora Ana Elisa Périco, um integrante da Comissão E-Voto e um assessor de cada uma das chapas concorrentes.

A consulta pública seguiu a proporcionalidade de 70%, 15% e 15% dos votos válidos, respectivamente, para servidores docentes, servidores técnicos-administrativos e alunos. 

Após a homologação do resultado pelo Colégio Eleitoral, prevista para 21 de outubro, a partir das 9h, a Universidade envia uma lista tríplice ao Governador do Estado, que nomeia os novos reitor e vice da Unesp. Os nomeados serão empossados em janeiro de 2021.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.