Prefeitura de Botucatu divulga medidas mais duras para conter o avanço da covid-19
24/01/2021
Prefeitura de Botucatu divulga medidas mais duras para conter o avanço da covid-19

Comércio ficará fechado de segunda a sexta-feira, atendendo apenas on-line e por delivery, assim como bares e lanchonetes; academias poderão atender apenas com aulas em locais abertos e arejados e os clubes de recreação também terão atividades suspensas

 

Entra em vigor nesta segunda-feira (25) as regras mais restritivas de isolamento social, determinando que o estado fique na fase vermelha do plano de flexibilização econômica aos finais de semana e feriados. Com a medida apenas serviços essenciais como padarias, mercados e farmácias, podem operar.

Botucatu, junto com as demais cidades que compõem a Diretoria Regional de Saúde de Bauru, está na Fase Vermelha do Plano São Paulo de Combate à Pandemia de coovvid-119, o novo coronavírus. Com isso, um decreto com as medidas que serão adotadas nesta semana será publicado nesta segunda-feira, 25.  Em reunião com as principais classes empresariais de Botucatu, o prefeito Mário Pardini discutiu as ações necessárias nesta nova fase.

“Até aqui enfrentamos fortemente a doença, investindo em testagem em massa, contratação de profissionais da saúde, ampliação da rede de atendimento, Operação Sentinela para manter pessoas que testaram positivo em casa, distribuição de máscaras, entre tantas outras ações. Mas agora é hora de enrijecer e tomar medidas duras”, destacou Pardini.

A partir desta segunda-feira, 25, a Prefeitura atenderá ao público apenas com agendamento prévio por telefone. Serviços essenciais, como atendimento das unidades de saúde, não serão suspensos. As unidades continuarão atendendo, preferencialmente, pessoas com sintomas da Covid-19.

O comércio de Botucatu ficará fechado de segunda a sexta-feira, atendendo apenas on-line e por delivery. Os dias fechados serão trocados por dias futuros, em datas que ainda serão definidas entre os sindicatos de classe.

Os bares, lanchonetes e restaurantes atenderão apenas delivery e drive-thru. As academias poderão atender apenas com aulas em locais abertos e arejados. Clubes de recreação também terão atividades suspensas nesta semana.

“Foi feito um pacto pela saúde, pela economia e pela vida. Os empresário entenderam que o momento da pandemia é delicado e que as medidas mais restritivas pelos próximos dias serão necessárias. Assim como o Poder Público e os empresários farão a sua parte, precisamos contar com o apoio massivo da população neste momento, enrijecendo as medidas preventivas, como o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos”, finalizou o prefeito..

Também como medida de prevenção e combate a pandemia, o prefeito Pardini anunciou o cancelamento do ponto facultativo do Carnaval. Com isso, segunda, terça e quarta-feira (15, 16 e 17 de fevereiro) serão considerados dias úteis na Cidade.

 

Plano São Paulo

Desde o início do ano, o governo paulista tem feito reclassificações semanais do Plano São Paulo. No final de 2020, a gestão estadual chegou a colocar o estado na fase vermelha durante as festas de final de ano para tentar evitar aglomerações e, consequentemente, os riscos de contaminação.

O Plano São Paulo rebaixou para fases com regras mais restritivas da quarentena em regiões que apresentam grande aumento semanal de novas internações, mortes, casos ou taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  "As restrições de horários e serviços têm como objetivo diminuir a circulação das pessoas e, com elas, do vírus”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, apontaamdo que a disparada de casos e mortes atinge de forma mais alarmante o interior do estado.

“O que nós podemos observar neste momento é que o interior atinge seu pico na pandemia. Nós temos a maior média móvel dada historicamente no interior do estado. A pandemia atinge todo o território aqui do estado, mas o interior de forma mais contundente”, afirmou o secretário. “Estamos hoje com uma ocupação de UTI em torno de 71% na média do estado de SP, mas essa média supera o 75% em pelo menos seis regiões do estado de SP”, completou Vinholi.

 O estado já registra média diária de mortes por covid-19 acima de 200 há mais de duas semanas seguidas, o que não acontecia desde setembro de 2020.  Tanto os novos óbitos quanto os novos casos de coronavírus estão com tendência de alta. Na semana passada, SP ultrapassou a marca de 50 mil mortes provocadas pela doença.

 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.