GCM continua flagrando moradores com coronavírus descumprindo isolamento social em Botucatu
02/02/2021
GCM continua flagrando moradores com coronavírus descumprindo isolamento social em Botucatu

No mês de janeiro, a equipe da GCM realizou 3.663 visitas a infectados pelo coronavírus e constatou que 175 pessoas não cumpriram as medidas de isolamento social. neste período, 124 boletins de ocorrência foram registrados e encaminhado para providências na Polícia Civil

 

Apesar do aumento expressivo do contágio por covid-19, o novo coronavírus, que vem levando a uma saturação em leitos em enfermaria ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI) colocando Botucatu em alerta máximo, a Guarda Civil Municipal (GCM) continua flagrando regularmente moradores diagnosticados com a doença e que deveriam estar em suas residências cumprindo isolamento social (quarentena), para evitar a disseminação.

Nesse trabalho da GCM denominado “Projeto Sentinela”, em conjunto com Prefeitura, os agentes municipais realizam visitas periódicas na casa as pessoas que tiveram resultado positivo para a doença.  Em recente boletim divulgado, a Secretaria de Saúde revelou que estão em isolamento social 575 pessoas, proibidas de sair às ruas.

Entretanto, a despeito das medidas preventivas e orientações que estão sendo tomadas, os agentes municipais continuam flagrando pessoas contaminadas descumprindo a quarentena a levando o risco de contágio para outras pessoas, mesmo tendo assinado um termo de compromisso concordando em não sair de casa. No termo, o paciente também informa quem mora na residência, que também deve cumprir o isolamento social.

Para cada caso de munícipe infectado que não cumpre a medida, a Guarda Municipal elabora o boletim de ocorrência (BO) e aqueles que estejam descumprindo a quarentena podem ser multados e responder na Justiça por crime contra a saúde pública.

No mês de janeiro, a equipe da GCM realizou 3.663 visitas a infectados pelo coronavírus e constatou que 175 pessoas não cumpriram as medidas de isolamento social. neste período, 124 boletins de ocorrência foram registrados e encaminhado para providências na Polícia Civil. Desde que a Operação Sentinela começou, em julho de 2020, a Guarda Civil Municipal realizou mais de 10.200 visitas.esde que a Operação Sentinela começou, em julho de 2020, a Guarda Civil Municipal realizou mais de 10.200 visitas.

 

Projeto Sentinela

Com o entendimento de que o cumprimento rigoroso da quarentena para as pessoas que testaram positivo e contactantes, mesmo que assintomáticos, é fundamental para conter a propagação da doença e manter a flexibilização das atividades econômicas do município, a Prefeitura Municipal criou o Projeto Sentinela.

Além dos testes já realizados, acompanhamento por telefone da Central Coronavírus e a visita aleatória de fiscais as casas de pessoas com caso confirmado de covid-19, a Guarda Municipal está fazendo a fiscalização para que as pessoas que estão com a doença permaneçam em suas casas.

A Cidade foi separada por regiões para que todo o efetivo da Guarda Municipal realize visitas aos pacientes cumprindo quarentena todos os dias, em horários alternados, sempre de forma cidadã, verificando a saúde delas, mas também conscientizando para a necessidade de permanecerem em isolamento.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.