Prefeitura e Hospital das Clínicas da Unesp, reabrem o Hospital Estadual em Botucatu
02/02/2021
Prefeitura e Hospital das Clínicas da Unesp, reabrem o Hospital Estadual em Botucatu

Unidade que realiza cirurgias eletivas de pequena e média complexidade, atenderá casos não relacionados à covid-19 e isso fará com que o HC possa se dedicar melhor aos pacientes com suspeita e diagnóstico positivo da doença

 

O prefeito de Botucatu, Mário Pardini,  juntamente com a superintendência do Hospital das Clinicas da  Faculdade de Medicina, (HCFM), realizou a reabertura do Hospital Estadual, fechado desde 14 de dezembro do ano passado. A unidade, que realiza cirurgias eletivas de pequena e média complexidade, atenderá casos não relacionados à covid-19, o novo coronavírus. Isso fará com que o Hospital das Clínicas possa se dedicar melhor aos pacientes com suspeita e diagnóstico positivo da doença.

"Após um final de semana de decisões tão difíceis, começamos a semana com excelentes notícias. Acabo de sair de uma reunião em São Paulo com a confirmação da reabertura do Hospital Estadual em Botucatu a partir de amanhã (hoje), terça-feira", postou o chefe do Executivo em sua página no Facebook.

"Ao lado do secretário de Saúde André Spadaro, do superintendente do Hospital das Clínicas de Botucatu Dr. André Balbi, do presidente da Famesp, Antônio Rugolo, e do chefe de gabinete da Reitoria da Unesp, César Martins, recebi a notícia do secretário executivo de Estado da Saúde Eduardo Ribeiro", declarou.

Para o chefe do Executivo botucatuense a reabertura do HE Botucatu irá garantir "um melhor fluxo de atendimento para pacientes não covid no Hospital Estadual, além de abrir a possibilidade de acomodação de maior número de pacientes com covid-19 no HC da Unesp". Já há vários dias taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid no HC vem se mantendo em 106%, o que significa que além dos 30 leitos disponíveis, mais dois leitos foram adequados para pacientes positivos.

 "Também deixamos este encontro com tratativas avançadas para a ampliação de leitos Covid de UTI e de enfermaria no HC. Um plano de trabalho será elaborado ainda durante esta semana entre superintendência do HC, Diretoria Regional de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde para definir necessidades e capacidade de ampliação da assistência", informou o prefeito. O HC tem 30 leitos de UTI (24 habilitados pelo Ministério da Saúde e seis mantidos com recursos próprios) e 50 leitos de enfermaria para pacientes com a doença.

                                                      Botucatu amplia leitos semi-intensivos para pacientes com covid-19

Também a Prefeitura de Botucatu anunciou a abertura de 18 leitos semi-intensivos exclusivos para covid-19 com o objetivo de desafogar o Hospital das Clínicas (HC). Segundo o Executivo, oito leitos serão abertos no Pronto-Socorro Adulto Municipal e, outros dez, no Hospital do Bairro (antigo Sorocabana).

Todos os novos leitos contarão com suporte de oxigênio, equipe médica, enfermaria e fisioterapia respiratória. Segundo o prefeito Mário Pardini, pacientes internados na UTI do HC, mas que não estão entubados e apresentam melhora progressiva do estado de saúde, podem ser transferidos para leitos de cuidados intermediários no Hospital Sorocabana.

Essa mudança permitirá que o HC admita novos pacientes com quadros mais graves e evitará que moradores de Botucatu sejam transferidos para hospitais de fora da cidade por falta de vagas. Já pacientes atendidos no PS Adulto com Covid confirmada serão internados nesses oito novos leitos enquanto aguardam transferência para leito de enfermaria ou UTI no HC.

A prefeitura também emitiu alerta de sobreaviso para um hospital particular para transferência de pacientes para a UTI ou enfermaria caso seja necessário. "Na impossibilidade de se transferir para o HC em prazo adequado para as condições clínicas de cada paciente, conforme critérios médicos, poderão ser transferidos para leito (privado)", explica o secretário de Saúde, André Spadaro.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.