11 cidades da região, entre elas Botucatu, receberão novos leitos para tratamento de covid-19
08/02/2021
11 cidades da região, entre elas Botucatu, receberão novos leitos para tratamento de covid-19

Juntamente com Bauru e Jau a Cidade de Botucatu fica no topo da lista dos novos leitos, com 40 novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) que, atualmente, possui 30 UTIs para covid

 

O pacote de novos leitos, a grande maioria para pacientes com covid-19, o novo coronavírus, anunciado pelo governo do estado, irá contemplar 11 municípios abrangidos pelo Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-6). Jaú que enfrenta colapso no sistema hospitalar,é a cidade que mais ganhará novos leitos, no total de 67, seguida de Bauru, com 50 e Botucatu com 40.

Inicialmente, o governo do estado havia anunciado a liberação de 247 novos leitos. "Em virtude do recrudescimento de casos e óbitos de coronavírus e aumento na demanda de internações na região de Bauru, o governo de São Paulo anunciou o recurso de R$ 21,3 milhões destinados à 247 leitos para covid-19 em toda a região. Além disso, houve incremento de mais 40 leitos, totalizando 287", informou a Secretaria de Estado da Saúde em nota.

Botucatu fica no topo da lista dos novos leitos, com 40 novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) que, atualmente, possui 30 UTIs para covid. As três cidades contam com hospitais de referência regionais para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus e enfrentam, nas últimas semanas, sobrecarga na capacidade de atendimento.

A taxa de ocupação das UTIs exclusivas para a doença no HC de Botucatu está em 103%, de acordo com o mais recente boletim divulgado. "Pela primeira vez durante toda a pandemia, todos os pacientes internados na UTI do hospital estão com diagnóstico positivo de covid-19", informou a unidade em seu boletim diário. Em Jaú, a taxa de ocupação nesta quinta era de 188% para leitos clínicos e 130% para as UTIs, a maior de todo o DRS-6.

Jaú ganhará 28 leitos de UTI e 30 de enfermaria para a Santa Casa, além de 29 leitos de enfermaria e dez com suporte ventilatório pulmonar para o Hospital Amaral Carvalho (HAC), que está construindo um hospital de campanha. A unidade, batizada de Centro de Combate à Covid-19, deve iniciar os atendimentos ainda neste mês.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.