Ministro da Saúde já confirmou presença em Botucatu na vacinação em massa contra a covid-19
12/05/2021
Ministro da Saúde já confirmou presença em Botucatu na vacinação em massa contra a covid-19

Fotos - Divulgação

Ministro Marcelo Queiroga anunciou a pesquisa ao lado do prefeito Mário Pardini e o secretário de Saúde André Spadaro

 

Além da efetividade contra as variantes, o Ministério da Saúde informou que a pesquisa vai servir de subsídio para comparar o quão eficiente foi a vacinação em massa em relação aos outros municípios da região  

 

Neste domingo, os olhos da imprensa do Brasil e do mundo estarão voltados para Botucatu onde ocorre a vacinação em massa da população com 18 anos ou mais contra a covid-19 o novo coronavírus, depois das tratativas feitas em Brasília pelo prefeito Mário Pardini e secretário municipal de Saúde, André Spadaro, entre outras, que fizeram parte da comitiva até a capital federal.

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga já confirmou sua presença para acompanhar o processo, juntamente com representantes de outras instituições que deverão estar em Botucatu, como a Universidade de Oxford, o laboratório AstraZeneca, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação Gates e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Em Botucatu será desenvolvida uma pesquisa que procura avaliar a eficácia do imunizante da Fiocruz contra novas cepas do coronavírus.  O estudo terá uma duração estimada de oito meses, incluindo a aplicação das duas doses e o acompanhamento da população que recebeu essas vacinas.

De acordo com o Ministério da Saúde, Botucatu foi escolhida porque reúne uma série de condições que fazem da região o local ideal para esse tipo de análise, que combina testagem em massa e sequenciamento genético da covid-19.  A pesquisa foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

O Ministério da Saúde também destacou que Botucatu já vinha adotando algumas medidas que foram cruciais para o desenvolvimento da pesquisa, como a testagem de todos os sintomáticos de síndromes gripais com o exame RT-PCR.

Além da efetividade contra as variantes, o Ministério da Saúde informou que a pesquisa vai servir de subsídio para comparar o quão eficiente foi a vacinação em massa em relação aos outros municípios da região.  As doses da vacina AstraZeneca/Oxford serão doadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) ao estudo e ficarão armazenadas na Secretaria Municipal de Saúde, na Vila dos Lavradores.

O secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Hélio Angotti, pontua que a pesquisa trará informações cruciais para o planejamento da imunização em todo o país. "Nós poderemos ter mais informações dessas variantes e da relação com a vacina. É uma pesquisa muito importante, eu diria não só para o Brasil, mas para o mundo inteiro", disse.

A intenção é vacinar toda a população com 18 anos ou mais em apenas um dia, usando a logística da eleição, onde cada eleitor se dirige à sua seção para exercer o direito do voto. O munícipe se dirige ao local onde costuma votar para ser imunizado contra a covid-19, pelos profissionais de Saúde que atuam no Município.

Para fazer o pré-cadastro a pessoa interessada deve acessar o site vacinaja.sp.gov.br, e seguir as orientações sobre os dados a serem passados, evitando que pessoas de outros municípios sejam vacinados. Além disso no ato da vacinação esses documentos deverão ser apresentados, nos locais disponibilizados para a vacinação.

 

Decreto do prefeito Mário Pardini


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.