Vacinação em massa contra covid-19 em Botucatu terá esquema especial das forças de segurança
13/05/2021
Vacinação em massa contra covid-19 em Botucatu terá esquema especial das forças de segurança

Foto - Divulgação

Policiais e agentes vão acompanhar a distribuição das 80 mil doses da vacina nos 49 pontos de vacinação e vão ficar de plantão nesses locais para garantir a segurança dos moradores, fiscalizar a logística da aplicação das doses e também evitar aglomerações

 

Comandos das Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal de Botucatu se reuniram para tratar as diretrizes visando garantir a segurança da população e das doses da vacina contra a covid-19, o nocvo coronavírus, durante a imunização em massa que vai ocorrer neste domingo (16) na cidade.

Como já foi amplamente divulgado, a Cidade será palco de um estudo inédito sobre a vacina Oxford/AstraZeneca e todos os moradores com idade entre 18 e 60 anos (cerca de 80 mil pessoas) vão tomar a primeira dose do imunizante neste fim de semana.

Para garantir a segurança, todo o aparato das forças de segurança estará nas ruas e nos postos onde a população será vacinada. O trabalho contará com o reforço do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de Sorocaba (SP) e agentes de outros municípios.

Os policiais vão acompanhar a distribuição das 80 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca nos 49 pontos de vacinação e vão ficar de plantão nesses locais para garantir a segurança dos moradores, fiscalizar a logística da aplicação das doses e também evitar aglomerações.

"Todos os pontos terão policiais civis, militares e GCMs acompanhando essa vacinação e garantindo a segurança da população. Se por ventura alguém quiser ser vacinado e não for morador, apresentar documento falso, vai ser responsabilizado criminalmente por isso, dependendo da situação pode até ser preso em flagrante", alerta o delegado seccional Lourenço Talamonte Neto.

O juiz eleitoral também vai percorrer todos os pontos para fiscalizar as ações, e a previsão é que as vacinas cheguem à cidade até sexta-feira (14). Outras informações sobre o transporte dos imunizantes não foram divulgadas para manter as doses em segurança.

 

Logística da vacinação

A ação de vacinação, que tem o apoio da Justiça Eleitoral, da OAB Botucatu e do Ministério Público, vai ser realizada em horários diferentes para cada grupo com o intuito de evitar aglomerações.

A prefeitura orienta que todos compareçam aos pontos de vacinação sem acompanhantes. 

  • Moradores com idades entre 51 e 60 anos: das 8h às 10h30;
  • Moradores com idades entre 41 e 50 anos: das 10h30 às 13h;
  • Moradores com idades entre 31 e 40 anos: das 13h às 15h30;
  • Moradores com idades entre 18 e 30 anos: das 15h30 às 18h.

Aqueles que tiverem comprovante de endereço e cadastro eleitoral válido (título de eleitor) vão poder receber a vacina no mesmo local em que votaram na última eleição (mesma escola e mesma seção eleitoral). 

 

Requisitos necessários para receber o imunizante

  • Cadastro no site Vacina Já (basta clicar no botão “população geral”, inserir o código de segurança e preencher o cadastro);
  • Apresentar no ato da vacinação título de eleitor (a justiça eleitoral verificará, no momento da apresentação do munícipe na seção eleitoral, se o título pertence àquela seção e se o mesmo é válido), documento oficial com foto, que conste o número do CPF original (RG ou CNH ou passaporte), comprovante de endereço em seu nome, original, datado de outubro, novembro ou dezembro de 2020, ou janeiro, fevereiro, março de 2021;
  • Não serão aceitos documentos impressos da internet, apenas documentos originais enviados pelas instituições ou aplicativos de celulares. Serão apenas aceitos comprovantes de endereço de concessionárias de água, luz e telefone e comprovantes de endereços de bancos.
  • Cônjuges poderão apresentar comprovante de endereço de seu cônjuge, desde que acompanhado de certidão de casamento (original, registrado em cartório e datado até 31 de março de 2021) ou contrato de união estável (original, registrado em cartório e datado até 31 de março de 2021) ou ainda declaração de acordo (modelo disponibilizado na internet e que ficará retida).
  • Filhos poderão apresentar comprovante de endereço de seus pais, desde que comprovem a filiação com documento oficial (RG ou CNH ou passaporte).

 

Locais de vacinação

O local de vacinação será o mesmo de votação. Ao todo são 45 pontos de votação cadastrados na Justiça Eleitoral. Os moradores da cidade que tiverem comprovante de endereço, mas não possuírem cadastro eleitoral, vão ser vacinados no Complexo Esportivo Heróis do Araguaia, no Jardim Iolanda, Ginásio Paralímpico, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes, no Bairro Alto, no SESI, da Cohab 3 (entrada pelos campos de futebol) e na Escola Francisco Marins, em Rubião Júnior.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.