Cidade de Botucatu vive dia histórico com vacinação em massa contra a covid-19
16/05/2021
Cidade de Botucatu vive dia histórico com vacinação em massa contra a covid-19

Fotos: Valéria Cuter

 

Objetivo é vacinar toda a população com 18 anos ou mais em apenas um dia, usado a logística da eleição, onde cada eleitor se dirige à sua seção para exercer o direito do voto

 

A Cidade de Botucatu vive um dia histórico neste domingo com a vacinação em massa da população acima dos 18 anos contra a covid-19, o novo coronavírus com aplicação de doses da vacina AstraZeneca, distribuída no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A Prefeitura de Botucatu e a Justiça Eleitoral organizaram um verdadeiro exército de voluntários para a realização da vacinação em massa. Do contingente de voluntários, 1.300 são profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, 400 são servidores das demais secretarias da Prefeitura e voluntários da sociedade civil, e cerca de 800 cidadãos botucatuenses que já atuam nas eleições do Cartório eleitoral.

Todos os voluntários participaram de treinamentos, com orientações que foram desde o acolhimento do cidadão no posto de vacinação, verificação de documentos, preenchimento de formulários, orientação de local e a vacinação propriamente. Todos os participantes da vacinação em massa se inscreveram voluntariamente para este momento histórico do Município.

A vacinação é exclusiva para moradores de Botucatu, com idade entre 18 e 60 anos (menores de 18 anos não possuem vacina aprovada para essa faixa etária e maiores de 60 anos continuarão sendo vacinados nas unidades de saúde seguindo o Plano Nacional de Imunização).

A iniciativa faz parte do projeto de estudo da vacina produzida pelo laboratório Astrazeneca, Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), elaborado pela parceria entre a Prefeitura, Ministério da Saúde, Governo Federal, Unesp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, e Fundação Gates. Objetivo é vacinar toda a população com 18 anos ou mais em apenas um dia, usado a logística da eleição, onde cada eleitor se dirige à sua seção para exercer o direito do voto.

Para evitar aglomeração a vacinação foi marcada em horários específicos, de acordo com a faixa etária do imunizado que passa por uma triagem, com situação eleitoral, ou seja, portando seu título e documentos, comprovante de residência e vai até o local de vacinação, que deverá ser no mesmo local, ou seja, no pátio da escola ou local de votação, onde apresentará esse ‘passaporte’.

Todo o trabalho vem sendo acompanhado pelas forças de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal) para dar suporte em todos os locais de vacinação e coibir a presença de pessoas não aptas a receber o imunizante.

A Justiça Eleitoral bloqueou as transferências de títulos durante o período de pesquisa e vacinação. Só foram válidos os pedidos já feitos em um período anterior ao da divulgação da vacinação em massa.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.