Moradores que não participaram da vacinação em massa terão nova oportunidade para serem imunizados
17/05/2021
Moradores que não participaram da vacinação em massa terão nova oportunidade para serem imunizados

Após o preenchimento do formulário, os cidadãos devem aguardar contato da Secretaria Municipal da Saúde, que ocorrerá somente por SMS (mensagem de texto) ou e-mail. Qualquer comunicado além desses formatos deve ser ignorado pela população

 

A vacinação em massa em Botucatu atingiu o percentual previsto e os moradores que não tomaram a vacina contra a covid-19, o novo coronavírus, deverão se cadastrar no site Vacina Já e também no "pré-cadastro vacinal" da prefeitura.

Para colher informações as pessoas que não se vacinaram poderão procurar a unidade de Saúde mais próxima de suas residências, colher informações e receber as orientações necessárias para a imunização.

A prefeitura ainda vai informar essas pessoas sobre o procedimento que deverão fazer para serem imunizados entre os dias 18 e 22 de maio, entre eles os universitários que moram na cidade, mas não têm comprovante de endereço em seu nome, também serão imunizados, mas em uma ação exclusiva que ainda não tem data definida.

Também quem é morador de Botucatu e não conseguiu se vacinar, deve preencher o formulário que está no site da Prefeitura (www.botucatu.sp.gov.br), de acordo com os seguintes motivos:

 Ausentes da cidade na data da vacinação em massa ou que trabalharam durante todo o dia; 

-  Receberam a vacina H1N1 há menos de 15 (quinze) dias; 

-  Tiveram Covid-19 confirmada há menos de 30 dias; 

 Estão cumprindo quarentena na data da vacinação em massa. 

 São moradores de Botucatu, mas não possuem nenhum dos documentos comprobatórios previstos no Decreto 12.286 de 11 de maio de 2021.

Após o preenchimento do formulário, os cidadãos devem aguardar contato da Secretaria Municipal da Saúde, que ocorrerá somente por SMS (mensagem de texto) ou e-mail. Qualquer comunicado além desses formatos deve ser ignorado pela população.

 

Pessoas imunizadas

Vale lembrar que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve em Botucatu e deu início à vacinação imunizando uma moradora da Cidade. Foram mais de 65 mil pessoas imunizadas com a primeira dose da Oxford/AstraZeneca.

Ao lado do personagem Zé Gotinha, ministro disse que o benefício para a população é evidente. “O objetivo, é vacinar a população brasileira até o final do ano e as pesquisas em Botucatu vão nos trazer respostas. Não só para o Brasil, mas para a comunidade mundial.”

 

Pesquisa nacional

Em Botucatu está sendo desenvolvido uma pesquisa que procura avaliar a eficácia do imunizante Oxford, o laboratório AstraZeneca,da Fiocruz contra novas cepas do coronavírus.  O estudo terá uma duração estimada de oito meses, incluindo a aplicação das duas doses e o acompanhamento da população que recebeu essas vacinas.

De acordo com o Ministério da Saúde, Botucatu foi escolhida porque reúne uma série de condições que fazem da região o local ideal para esse tipo de análise, que combina testagem em massa e sequenciamento genético da covid-19.  A pesquisa foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

O Ministério da Saúde também destacou que Botucatu já vinha adotando algumas medidas que foram cruciais para o desenvolvimento da pesquisa, como a testagem de todos os sintomáticos de síndromes gripais com o exame RT-PCR.

Além da efetividade contra as variantes, o Ministério da Saúde informou que a pesquisa vai servir de subsídio para comparar o quão eficiente foi a vacinação em massa em relação aos outros municípios da região.  As doses da vacina AstraZeneca/Oxford foram doadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) ao estudo.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.