Boletim sobre pandemia de coronavírus aponta que Botucatu tem 660 pessoas infectadas em quarentena
21/05/2021
Boletim sobre pandemia de coronavírus aponta que Botucatu tem 660 pessoas infectadas em quarentena

    Agentes da Guarda Municipal fazem visitas periódicas a residências para acompanhamento das pessoas infectadas

Desde o início da pandemia, a Cidade soma 13.979 moradores que já foram diagnosticados com covid, tendo 12.159 recuperados e 211 mortes

 

O mais recente boletim sobre os números pandemia de covid-19, o novo coronavírus, em Botucatu, divulgados pelo secretário municipal de Saúde, André Spadaro, na noite desta sexta-feira (21), aponta que 660 pessoas infectadas estão em isolamento social, ou seja, se recuperando da doença em suas residências.

Essas pessoas em isolamento são monitoradas pela Guarda Municipal através do Projeto Sentinela. O objetivo da ação é garantir que as pessoas infectadas cumpram as medidas de isolamento social durante os dias que estão transmitindo a doença. Agentes da Guarda Municipal fazem visitas periódicas a essas residências para acompanhamento.

“Manter as pessoas infectadas em casa é uma medida importante para frear a proliferação da pandemia em nossa Cidade. Precisamos que todos testados positivos mantenham as medidas de isolamento social. Quem descumprir a orientação, responderá criminalmente junto à Polícia Civil”, alertou Marcelo Emílio, Secretário de Segurança.

Outro dado da covid na Cidade revela que o número de mortes causadas pela doença chegou a 211 casos. O mais recente óbito foi de um paciente de pouco mais de 50 anos que estava internado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) da Unesp. Desde o início da pandemia Botucatu registou 58 mortes em 2020 e 153 nesses primeiros meses de 2021.

Com relação a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o HC que atende a várias cidades da região continua elevada com 107%. Isso significa que além dos 40 leitos de UTI/Covid disponíveis outros cinco leitos foram adaptados. Desses pacientes, 20 são de Botucatu. Já o Hospital da Unimed está com 45%, de ocupação.  Dos 20 leitos disponíveis 9 estão ocupados (6 deles de Botucatu).

Com o diagnóstico da doença suspeitos ou já confirmados estão internados 92 pacientes de Botucatu distribuídos no HC (67), Hospital da Unimed (20) e Hospital do Bairro, antigo Sorocabana (5). No total a Cidade soma até hoje 13.979 moradores que já foram diagnosticados com covid, tendo 12.159 recuperados e as 211 mortes.

Dos 307 recentes testes RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal nas últimas 24 horas, 187 foram negativos e 120 positivos (63 com síndrome gripal e 57 assintomáticos - que não apresentam sintomas).

 

Medidas de segurança

Os números elevados da pandemia na Cidade faz com que André Spadaro reafirme a necessidade de a população não relaxar nas medidas de prevenção.

“É importante que a população colabore fazendo uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas, evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos neste momento e não sair de casa sem necessidade nas próximas semanas”, colocou Spadaro.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.