Serviço Social do Hospital das Clínicas foca na humanização do paciente e seus familiares
23/06/2022
Serviço Social do Hospital das Clínicas foca na humanização do paciente e seus familiares

Após o processo de autarquização, em 2011, a antiga Seção Técnica de Serviço Social foi denominada Núcleo de Serviço Social, inserido em um contexto que evolui constantemente no âmbito hospitalar

 

“Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele”. A atitude de se colocar não somente no lugar do outro, mas também de poder contribuir para melhorar o dia-a-dia das pessoas, ilustra a atuação dos assistentes sociais durante a jornada de trabalho.

No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), o Serviço Social iniciou suas atividades em 1967 e, durante estes quase 55 anos, passou por várias transformações. Após o processo de autarquização, em 2011, a antiga Seção Técnica de Serviço Social foi denominada Núcleo de Serviço Social, inserido em um contexto que evolui constantemente no âmbito hospitalar.

Integrante da equipe multiprofissional, o Assistente Social realiza, dentre as suas atribuições, avaliação social por atendimento individual e/ou familiar, acompanhando os casos desde a admissão até o processo de alta hospitalar segura e articulando, com a rede socioassistencial, a continuidade dos cuidados extra-hospitalares.

Além disso, o profissional desta área realiza orientações quanto aos direitos garantidos por lei, bem como acolhimento junto aos familiares de pacientes na comunicação de más notícias (estado grave e óbitos), e o envolvimento nos atendimentos pautados nos diversos protocolos institucionais.

A coordenadora do Núcleo de Serviço Social do HCFMB, Lucelene de Barros Ramos, destaca que as ações do Assistente Social são determinantes para a compreensão dos aspectos sociais, econômicos e culturais que interferem no processo saúde – doença. “Nosso trabalho é pautado pelo projeto ético-político profissional, compreendendo as expressões da questão social, intervindo e viabilizando o acesso aos recursos necessários na busca da garantia de direitos, para a promoção e recuperação da saúde”.

O Núcleo de Serviço Social funciona de forma ininterrupta, 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Atualmente a equipe é composta por 56 funcionários, sendo 48 Assistentes Sociais que atuam em todo o Complexo HC.

Lucelene ainda ressalta o papel do Núcleo durante a pandemia da Covid-19. “Durante a pandemia, o rompimento temporário de vínculos, causado pela necessidade do isolamento social, foi um grande desafio para nós, pois assumimos um papel de mediadores na articulação interdisciplinar junto aos familiares/cuidadores dos pacientes, em uma ação humanizada e empática, refletindo e conduzindo as discussões ao acesso às informações pertinentes e promovendo o acolhimento através de uma escuta qualificada”.

Para Lucelene, durante estes 55 anos, o Núcleo construiu uma história de dedicação, comprometimento e competência técnica, pautado na humanização e na empatia, com o auxílio de muitos colaboradores. “Agradeço a todos os assistentes Sociais que fizeram parte da história da equipe e que colaboraram no crescimento e desenvolvimento do Núcleo de Serviço Social, bem como à equipe que está hoje em atividade no Hospital pelo importante trabalho realizado. Tenham certeza de que vocês fazem a diferença na assistência ao paciente e aos familiares”, encerra.

A equipe do Serviço Social do HCFMB é formada pelos seguintes servidores:

Coordenadora: Lucelene de Barros Ramos

Assistentes Sociais: Adriana Maria J. da Silva, Alessandra Santos L. Amaral, Adimilson Ap. da Silva, Aline Ap. Malagode, Ana Elisa B. Semachin, Andreia C. Rodrigues, Andreia C. Pereira dos Santos, Andria Letícia Malagode, Ângela Maria da Silva, Barbara Maria A. Mariano, Camila Di Carla R. Tamelini, Cristiane T. Miller, Cristiane de Cassia G. dos Santos, Daniela V. S. Favorito, Daniele C. dos Santos, Dinair F. Machado, Estela Janaine de S. Anselmo, Fernanda Renata D. Dias, Fernando Luiz dos S. M. Cruz, Geovana Cristina C. de Lima, Giovana Carvalho de O. Carniato, Gisele M. Andrade, Gislene B. de Oliveira, Grasiele C. de Souza, Joanita Ap. Tortorelli, Kamila V. c. Rodrigues, Kátia Fernanda de Moraes, Laís Calori, Lilian Aline Rocha, Luciana Valeria Intedonato, Luciane B. Nogueira, Luciléia Izabel de P. Capobiango, Maria de Fátima Granzotto Soares, Marinez B. Ribeiro, Marli de Lima, Milene Regina B Gomes, Nívea Maria P. Albano, Patrícia Aline Murales, Priscila S. Picoli, Rivânia Maria P. Cardoso, Rossane Michelin, Sandra C. L. Colaço, Simone C. Matias, Tatiane Ap. Breve e Vanessa C. Ângelo.

Atendente de Enfermagem: Ivani de Fátima T. Ponce

Recepcionista: Keila Roberta Laposta

Auxiliar de Serviços: Márcia Regina D. Maia, Maria Eli de Oliveira, Rosemeire Ap. Silva Ferreira

Assistente Operacional I: Ruth Maria da Silva

Auxiliar de Enfermagem: Valdeci C. Demétrio

 

Por - Maíra Masiero


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.