Arcebispo de Botucatu, Dom Maurício, envia mensagem para as famílias da arquidiocese
27/06/2022
Arcebispo de Botucatu, Dom Maurício, envia mensagem para as famílias da arquidiocese

Líder religioso, de maneira didática, faz indagações aos católicos, lembra a dignidade humana, defende os valores da vida, os compromissos da família e pede bênçãos para todos os diocesanos

 

Gesiel Júnior

Especial para A Tribuna

 

    Aproveitando o encerramento do X Encontro Mundial das Famílias, realizado em Roma no último fim de semana, o arcebispo dom Maurício Grotto de Camargo dirigiu mensagem especial às famílias da Arquidiocese de Botucatu.

    Devido à pandemia, o papa Francisco estabeleceu, no ano passado, que o encontro seria realizado com uma nova dinâmica: não somente em Roma, principal local que o sediou, como também nas dioceses de todo o mundo, por meio de iniciativas locais baseadas no tema “Amor em família: vocação e caminho de santidade”, possibilitando às famílias e comunidades se envolverem nessa proposta e dela participarem.

    “No episódio da anunciação o anjo Gabriel diz a Maria que para Deus nada é impossível. Ora, se para Deus nada é impossível, significa que Ele poderia nos salvar de uma outra forma, sem ter que se encarnar, sem precisar de uma mãe, de um pai e de uma família”, afirma o líder dos católicos da região no início de sua mensagem.

    

Toda família é sagrada

    De maneira didática, o arcebispo faz indagações aos católicos, lembra a dignidade humana, defende os valores da vida, os compromissos da família e pede bênçãos para todos os diocesanos.

    Confira, a seguir, os principais trechos da mensagem.

    “Por que, então, Deus escolheu este caminho para nos redimir?

    Por que escolheu nascer entre nós, tendo que passar nove meses no útero de uma mulher, tendo que passar pelo drama do parto e crescer como qualquer criança na dependência de uma família humana?

    Por que tinha que sofrer e, inocente, morrer crucificado como um sentenciado? Se para Deus nada é impossível e Ele optou por este caminho de salvação, só pode ser porque o próprio método (caminho) contém, já em si mesmo, valores absolutos, universais e indispensáveis sobre a vida, a dignidade humana, a santidade e a realização pessoal e social.

    Todo ser humano possui uma dignidade inviolável, desde a concepção até seu fim natural.

    Todo feto, todo embrião é sagrado, todas as pessoas são fundamentalmente iguais: homem e mulher, rico e pobre, branco e negro, estudado e analfabeto.

    Todo ventre de mulher é sagrado. Toda família é sagrada.

    Ninguém se salva sozinho. A graça da salvação passa pelas relações familiares. Nada absolutamente, muito menos o Santo Nome de Deus, justifica qualquer atitude que venha ferir a dignidade de um ser humano, por menor ou pior que seja.

    Nada justifica a violência. Violência gera violência e a única força capaz de quebrar a corrente da violência é o amor, capaz de amar até os inimigos.

    Deus assumiu a natureza humana para nos devolver a dignidade de filhos e restaurar a vocação humana original à santidade.

    A vocação de cada família é ser 'pequena igreja' ou 'igreja doméstica'. De fato, os pais são verdadeiros e autênticos profetas, sacerdotes e pastores. Participam do poder redentor de Nosso Senhor Jesus Cristo à medida que proclamam para os filhos o Evangelho e dele dão testemunho; à medida que conduzem os filhos à pia batismal e demais sacramentos; à medida que os educam para a vida comunitária eclesial.

    Que a Sagrada Família - Jesus, Maria e José - derrame abundantes graças e bênçãos sobre todas as nossas famílias, hoje e sempre! Amém!”


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.