Unesp distribui em suas unidades universitárias guia para prevenção ao assédio na universidade
11/03/2020
Unesp distribui em suas unidades universitárias guia para prevenção ao assédio na universidade

Foram impressos guias e cartazes com a temática, sendo sete artes diferentes e o material está sendo distribuído na Reitoria e nas 34 unidades universitárias, nos 24 câmpus

 

A Unesp elaborou e está distribuindo em suas unidades universitárias o Guia de Prevenção ao Assédio. O material integra um conjunto de políticas que estão sendo desenvolvidas pela instituição no âmbito do projeto Educando para a Diversidade, em parceria com o Santander Universidades. Foram impressos guias e cartazes com a temática, sendo sete artes diferentes. O material está sendo distribuído na Reitoria e nas 34 unidades universitárias, nos 24 câmpus.

O projeto Educando para a Diversidade tem como propósito divulgar e compartilhar informações, ações de formação, debates e demais conteúdos que possam contribuir para a construção de práticas inclusivas e de garantia aos direitos das pessoas em suas diversidades para seu acesso e permanência com dignidade e respeito no contexto universitário. Entre as ações do projeto está o programa Educando para a Diversidade, veiculado semanalmente pela TV Unesp.

O guia foi idealizado pela Universidad Complutense de Madrid (UCM), que cedeu os direitos de adaptação e divulgação do projeto. O material, ilustrado e com aproximadamente 20 páginas, orienta quanto a definição e identificação de diferentes formas de assédio, como agir ao presenciar um assédio (como vítima, testemunha ou conhecedor), e quais as normativas da Unesp, as leis e os decretos que tratam do assunto.

Há uma sessão que destaca especificamente a atuação do professor na presença de assédio ou caso escute um relato de um aluno nesse sentido. O material também orienta em relação aos contatos disponíveis da Ouvidoria Geral e das Ouvidorias Locais.

O projeto é coordenado pelos docentes Juarez Tadeu de Paula Xavier, Daniela Cardozo Mourão, Fernanda Henriques, Leonardo Lemos de Souza, Raul Aragão Martins, Lidia Maria Vianna Possas e Lucia Pereira Leite.

A Unesp repudia a cultura de violência, preconceito e discriminação. A instituição entende a universidade como um espaço plural de convivência e respeito entre todas as partes.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.