Um ano após acidente o garoto Luizinho que caiu de telhado em clube de Botucatu está em franca recuperação
13/01/2023
Um ano após acidente o garoto Luizinho que caiu de telhado em clube de Botucatu está em franca recuperação

No dia do acidente, de acordo com o Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e ambas as equipes precisaram reanimar o garoto, que teve uma parada cardiorrespiratória

 

O jornalista Ricardo Silva, do Portal G1, fez uma matéria sobre o adolescente Luiz Henrique Cordeiro Neto, de 15 anos, que teve a vida mudada completamente no dia 13 de janeiro de 2022. Naquele dia, o menino tentava pegar uma bola no telhado do ginásio de um clube, em Botucatu (SP), quando as telhas quebraram e ele caiu de uma altura de cerca de sete metros. Desde então, a recuperação dele segue, mas, segundo o pai, "o milagre é diário".

Um ano depois do acidente, o pai, Luiz Henrique Cordeiro Filho, revelou, em entrevista que Luizinho, como o filho é carinhosamente chamado, ainda está em processo de aprender movimentos como deglutir, sustentar o tronco e se sentar sozinho e, para isso, conta com a ajuda de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

"O Luizinho faz um excelente trabalho, ele não está com nenhum tipo de encurtamento e nem rigidez. Faz fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional todos os dias. Já percebemos uma grande melhora na parte cognitiva. De dia, ele fica bem acordado e de noite descansa. É o nosso milagre diário", revela.

 

A queda

No dia do acidente, de acordo com o Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e ambas as equipes precisaram reanimar o garoto, que teve uma parada cardiorrespiratória.

O adolescente recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no dia 8 de fevereiro de 2022. No entanto, o período de internação no hospital durou meses e só teve fim no dia 30 de agosto. Por outro lado, a corrente de boas vibrações para a recuperação de Luizinho continua em andamento e ainda emociona o pai.

"Foi um período muito confuso, no qual foram misturadas várias emoções: desespero, tristeza, raiva, alegria, gratidão, vitórias, tudo desbalanceado. O maior aprendizado foi saber lidar com situações que não estão ao nosso alcance e aprender que cada um tem sua batalha, e você não vai passar a dor do outro e nem ele a sua. E ouvir a dor do outro já alivia um pouco a sua. Tivemos muita gente ao nosso lado", desabafa.

 

Mensagens de apoio

Dentre as inúmeras mensagens de apoio, algumas vieram de nomes ilustres do futebol, como o craque Neymar, jogador da Seleção Brasileira e do clube francês Paris Saint-Germain (PSG), e também de Marta, seis vezes eleita melhor jogadora do mundo.

Conforme confessa o pai, Luizinho é apaixonado por futebol, canhoto e jogava no clube da Associação Atlética Botucatuense (AAB) pela categoria sub-16 (até 16 anos).

O pai acredita que o adolescente ouviu as mensagens de carinho dos jogadores e elas serviram como incentivo para a evolução positiva do quadro clínico dele.

Além de Neymar, os jogadores Emiliano Rigoni, Miranda, Marquinhos, e o ex-jogador Aloísio Chulapa, campeão mundial pelo São Paulo, gravaram e enviaram mensagens ao jovem que é torcedor do Tricolor paulista.

"Isso tudo ajuda demais. Nos piores dias, isso te levanta muito, ver o pessoal acreditando junto com você. O caso do Luizinho é um milagre, muitos médicos falaram que nunca viram alguém sair com vida desse tipo de trauma e, agora, vê-lo reagindo com algumas expressões... E sabemos que isso vai além, que o milagre não é pela metade, ele vai ser por completo", disse.

 

Ação solidária

No dia em que se completa um ano do acidente, Luiz decidiu realizar uma campanha para que as pessoas doem sangue e possam, 'no dia do renascimento do Luizinho', ajudar outras pessoas.

"Viver uma rotina no hospital faz a gente entender que nem tudo se resolve por conta deles. É preciso doações de órgãos, sangue e etc. Então decidimos por essa ação. Quem puder doar que compareça com a gente. Quero aproveitar o dia do renascimento do Luizinho para incentivar uma atitude que é simples e salva muita gente", convoca.  A ação foi realizada nesta sexta-feira (13), no Hemocentro do Hospital das Clínicas de Botucatu

 

O que é necessário para doar?

O HC de Botucatu disponibiliza uma lista de requisitos que precisam ser cumpridos, são eles:

  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião);
  • Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos;
  • Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);
  • Há medicamentos que podem impedir a doação;
  • Apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade;
  • Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
  • Não fumar duas horas antes da doação.

CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.