Vitrais vão ornamentar a Capela de São José, de Botucatu
29/01/2023
Vitrais vão ornamentar a Capela de São José, de Botucatu

Mosaicos artísticos serão inaugurados no dia 4 de março com bênção do arcebispo na reabertura da igreja ao público

 

Gesiel Júnior

Especial para o Tribuna de Botucatu

 

Um conjunto de onze vitrais será afixado nas paredes da Capela de São José, de Botucatu. As peças artísticas fazem parte do projeto de reforma e restauração do templo, que se acha na fase final. A inauguração será no dia 4 de março com a reabertura da igreja ao público e lá haverá o rito de dedicação, a ser presidido pelo arcebispo metropolitano, dom Maurício Grotto de Camargo.

Doados por famílias botucatuenses e confeccionados pela D’falco, empresa de Itatiba (SP), especializada na técnica de produzir mosaicos com pequenos pedaços de vidros coloridos em chapas, os vitrais custaram R$ 110 mil.

Retratando passagens da vida do padroeiro, São José, cada uma dessas obras de arte foi idealizada pelo designer Raphael Ribeiro, da D’falco. “Difundida na Europa na Idade Média essa arte embelezou muitas catedrais. É atraente porque o efeito da luz solar sobre os vitrais transmite espiritualidade nas imagens retratadas”, explica o padre Ademar Roma, pároco da Paróquia São Benedito, à qual pertence a capela.

O vitral de São José como patrono universal da Igreja será colocado sobre a bandeira da porta central interna e coube à família Panhozzi oferecê-lo à capela. Já a porta frontal de madeira foi doada por Luciano Fioretto.

Outros dez vitrais serão afixados em meados de fevereiro nas paredes laterais com os seguintes temas e respectivos patrocinadores: Sonho de São José (família Rosa e Renato Bicudo), Casamento de José e Maria (família Chirinéa), Nascimento de Jesus (famílias Omodei e Souza), Visita dos pastores (família Donizete Manzini), Adoração dos Magos (famílias Dezotti, Marzola e Rossi), Apresentação de Jesus no templo (família Benedito Franco de Camargo), Fuga para o Egito (família Samir Abdallah), Perda e reencontro de Jesus no templo (famílias Abud, Aires, Delevedove e Tortorella), São José, o carpinteiro (famílias Fioretto e Ranzani) e Morte de São José (famílias Benante, Dezan, Galvani e Sansão).

“Juntamente com os membros do Conselho Administrativo Paroquial, agradecemos imensamente a cada uma das famílias pelas generosas doações artísticas. Os seus nomes estarão perpetuados nos vitrais”, informou o padre Ademar.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.