Secretário de Estado recebe em Botucatu demandas sobre políticas às pessoas com deficiência
13/02/2023
Secretário de Estado recebe em Botucatu demandas sobre políticas às pessoas com deficiência

Objetivo foi conversar sobre as políticas de atenção às pessoas com deficiência e conhecer um pouco melhor os equipamentos, serviços e as entidades que atendem essa clientela em Botucatu

 

A convite da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Associação de Pais e Amigos das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, realizou na manhã desta segunda-feira, 13, uma visita ao Município de Botucatu.

Além de uma aproximação entre os poderes Executivo e Legislativo municipal e estadual, o objetivo foi conversar sobre as políticas de atenção às pessoas com deficiência e conhecer um pouco melhor os equipamentos, serviços e as entidades que atendem essa clientela em Botucatu.

Autoridades locais, regionais e estaduais, conselheiros municipais, representantes de Apaes de várias cidades do estado, convidados e alunos acompanharam a abertura oficial do encontro, que aconteceu na Apae e teve alguns pronunciamentos.

Como pai de aluno atendido na instituição, o delegado seccional de Botucatu, Lourenço Talamonte Neto, foi o primeiro a falar e testemunhou a importância do trabalho desenvolvido na Apae.

Além dele, a mesa dos trabalhos foi composta pelo presidente da Apape Botucatu, Samir Zacharias, pela presidente da Apae Botucatu, Maria de Lourdes Mendes Vicentini Paulino, pelo prefeito Mário Pardini, pelo presidente da Câmara, vereador Antonio Vaz de Almeida – Cula, e pela presidente da Federação das Apaes do estado de São Paulo, Vera Lúcia Ferreira.

Botucatu é uma das primeiras cidades a receber a visita do secretário estadual e a importância dessa aproximação para a consolidação de recursos e políticas de atenção no plano “macro”, que permitam atendimento transversal e integral a pessoas com deficiências, foi um dos pontos de destaque dos pronunciamentos das autoridades.

Da parte das instituições e do poder municipal foram feitos agradecimentos e reiterados pedidos de apoio para que os serviços oferecidos possam ser mantidos e ampliados, tanto do ponto de vista de tratamento e acolhimento como da incorporação de tecnologias inovadoras.

O secretário estadual sinalizou que acredita na parceria com municípios e entidades para superar os desafios – “que são muitos. Estamos iniciando um caminho de luta para tornar São Paulo mais acessível. Sabemos que os programas existentes são insuficientes e que precisamos das parcerias para aumentar a rede de atendimento a pessoas com deficiências no nosso estado. Vamos estar juntos”, declarou.

Segundo Costa, há hoje 3 milhões e 400 mil pessoas com deficiência no estado. “Com realidades diferentes, mas normalmente é um público mais vulnerável, que requer políticas transversais e específicas, e que desperta preocupação com o presente e com o futuro”, completou.

“A Câmara está atenta a esta questão e os vereadores vão continuar trabalhando para apoiar as entidades e o poder público no que for necessário para ajudar a melhorar a vida das pessoas com deficiência”, afirmou o presidente do Legislativo, vereador Cula.

Além dele, participaram da cerimônia os vereadores Alessandra Lucchesi (PSDB), Marcelo Sleiman (União), Lelo Pagani (PSDB), Rodrigo Rodrigues - Palhinha (União) e Rose Ielo (PDT). Em nome de todos, a vereadora Alessandra Lucchesi aproveitou a oportunidade para entregar em mãos ao secretário um ofício com demandas relativas à área que foram recebidas na Casa.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.