Professora argentina visita a FCA/Unesp para tratar de novos acordos de cooperação internacional
13/02/2023
Professora argentina visita a FCA/Unesp para tratar de novos acordos de cooperação internacional

Visita foi parte do programa de intercâmbio da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), entidade formada por universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai

 

A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu, entre os dias 01 e 10 de fevereiro, a visita da professora María Isabel Delgado, da Universidade Nacional de La Plata, da Argentina.

A docente argentina foi convidada pelo professor Danilo Simões, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal (PPGCF) da FCA, que esteve na Universidade Nacional de La Plata (UNLP) em outubro de 2022, como parte do programa de intercâmbio da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), entidade formada por universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Durante sua visita, ele fez o convite para que a professora María Isabel viesse ao Brasil por meio do programa Capes-Print, especificamente como integrante da Rede de Pesquisa Internacional “Florestas: do gene ao produto”, sob responsabilidade do professor Iraê Amaral Guerini, inserida no Projeto de Cooperação Internacional intitulado “Desenvolvimento e Otimização dos Sistemas de Produção Agrícola e Florestal”, que contempla cinco Redes de Pesquisas Internacionais, possibilitando a vinda de outros professores visitantes na área de Bioeconomia, sob a coordenação do professor Simões.

A visitante teve uma agenda movimentada em sua passagem pelo Brasil. Ela ministrou a disciplina de Tópicos Especiais “Gestão de bacias Hidrográficas diante de diversos cenários socioambientais”, para alunos do PPGCF e também do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da FCA.

A professora María Isabel recebeu as boas vindas do professor Caio Antonio Carbonari, vice-diretor da FCA, e visitou as Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão (Fepe) da Faculdade. Recepcionada pelo professor Juliano Carlos Calonego, atual supervisor das Fazendas, e pelos residentes Aline Gonçalves Barbosa e José Guilherme D. Pereira, ela conheceu as áreas experimentais e de produção das fazendas experimentais Lageado e Edgárdia.

A professora também teve reuniões de trabalho com os professores Simões e Iraê Amaral Guerrini, responsável pelo projeto “Florestas: do gene ao produto”, para tratativas a respeito de novas ações que possam ser realizadas por meio de parceria entre FCA e UNLP.

Também acompanhada dos professores Guerrini e Simões, a professora visitou a Estação Experimental de Ciências Florestais de Itatinga, pertencente à Universidade de São Paulo (USP), onde foram demonstrados experimentos relacionados às áreas de microbacias hidrográficas e florestas plantadas.

O roteiro da professora María Isabel incluiu uma visita técnica ao município de Jaguariaíva, no Estado do Paraná, conduzida pela professora Maria José Brito Zakia, docente permanente do PPGCF, para conhecer o projeto Bacia-Escola, implantado por meio de uma parceria entre a Prefeitura local e a empresa Klabin S/A. A iniciativa é voltada ao desenvolvimento de pesquisas acadêmicas na área de hidrologia florestal e estuda os efeitos do manejo de florestas plantadas nos recursos hídricos.

Por fim, a professora visitou a empresa Suzano Papel e Celulose no município de Anhembi, na região de Botucatu, que desenvolve ações de manejo das áreas de plantio inseridas numa bacia hidrográfica, com o objetivo de viabilizar o aumento da disponibilidade hídrica e realizar pesquisas e monitoramento hidrológico.

O professor Simões avaliou positivamente a vinda de sua colega argentina a Botucatu. “A visita foi extremamente profícua, sobretudo por ser pautada no protocolo de intenções para estabelecimento de acordos de cooperação entre nossas universidades, um objetivo que temos trabalhado desde o ano passado”.

De imediato, a vinda da professora María Isabel já serviu para deixarem acordadas visitas futuras de um aluno de doutorado e de um professor da área de Economia Florestal, ambos da Universidade Nacional de La Plata, por meio do programa de intercâmbio da AUGM.

Da Assessoria


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.