Projeto para aprimorar a gestão de serviços de urgência e emergência é apresentado no HCFMB
16/02/2023
Projeto para aprimorar a gestão de serviços de urgência e emergência é apresentado no HCFMB

Metodologia do projeto objetiva reduzir os riscos à saúde de pacientes e servidores em unidades hospitalares que trabalham acima da capacidade ou em superlotação, além de aumentar a oferta assistencial através da otimização dos fluxos de atendimento

 

Aprimorar a gestão de serviços de urgência e emergência de hospitais públicos em todo o Brasil. Este é o intuito do Projeto “Lean nas Emergências”, iniciativa do Ministério da Saúde em que o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) foi selecionado para participar no final de 2022.

A metodologia do projeto, chamada Lean Healthcare, tem o objetivo de reduzir os riscos à saúde de pacientes e servidores em unidades hospitalares que trabalham acima da capacidade ou em superlotação, além de aumentar a oferta assistencial através da otimização dos fluxos de atendimento.

O Consultor Médico Marcos Vasquez e o Engenheiro de Processos João Amaral, representantes do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, instituição que acompanhará implementação do Projeto Lean no HCFMB, observaram as estruturas assistenciais e os fluxos de atendimento existentes nas Enfermarias, UTIs e Pronto-Socorro Referenciado.

Após esta etapa, realizaram a apresentação do Projeto à comunidade hospitalar, esclarecendo as dúvidas, métodos e benefícios da sua implantação, principalmente na assistência do HC.

Dr.ª Silke Anna Theresa Weber, Diretora de Assistência à Saúde do HCFMB, reforçou que todos os servidores fazem parte, de forma direta ou indireta, da implantação do Projeto Lean na instituição. “O compromisso de aperfeiçoar a assistência do Complexo HC é de todos nós, e entender este projeto, seus processos e a sua importância é primordial para ampliar a visão sobre o ambiente hospitalar e, assim, promover um atendimento mais integral, eficaz e humanizado para os nossos pacientes”.

Neste primeiro semestre de 2023, diversas atividades de planejamento e análise serão realizadas, gerando indicadores que darão base para a implantação imediata de melhorias, favorecendo rotinas de trabalho e beneficiando os pacientes.

“A participação do HC neste projeto é um compromisso firmado para que o nosso hospital mantenha sua excelência assistencial e a expansão dos serviços. Agradeço o empenho de todos”, disse o Superintendente do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho.

O evento de apresentação foi organizado pela Superintendência do HCFMB, com o apoio do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal (NUCADE) do Departamento de Gestão de Pessoas e das Gerências de Relações Institucionais e de Comunicação, Imprensa e Marketing.


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