Programa especializado para parar de fumar, da Unesp, realiza dezenas de atendimentos em sete meses
23/02/2023
Programa especializado para parar de fumar, da Unesp, realiza dezenas de atendimentos em sete meses

Projeto iniciado em junho de 2022, tem a finalidade de promover ações educativas, elaborar estratégias para controlar o tabagismo e reduzir comorbidade, auxiliando os funcionários que tenham a intenção de parar de fumar

 

A união de esforços entre o Ambulatório de Funcionários, Núcleo de Saúde Suplementar e a Função Pulmonar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) permitiu que os funcionários do Complexo HC (Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas – SARAD, Hospital Estadual Botucatu – HEBo, Prontos Socorros e HCFMB) recebessem atendimento especializado para parar de fumar. O acompanhamento é feito por uma equipe multiprofissional.

O projeto, que teve início em junho de 2022, tem a finalidade de promover ações educativas, elaborar estratégias para controlar o tabagismo e reduzir comorbidade, auxiliando os funcionários que tenham a intenção de parar de fumar. Para isso, a iniciativa oferece acompanhamento clínico e psicológico com uma equipe composta por médico pneumologista, enfermeira e psicóloga.

De acordo com Débora Cristina Paulela, Coordenadora do Ambulatório de Funcionários do HCFMB, o Programa foi instituído com base na demanda da própria comunidade. “Alguns funcionários nos procuravam questionando a existência de um Serviço que auxiliasse no combate ao tabagismo”, lembra.

Da esquerda para direita: Maria Cristina P. Macedo, psicóloga; Marília Helena de C. Machado, médica pneumologista; Valdenice AP. Ribeiro Lopes, Auxiliar de Enfermagem; Lucia Helena Guilherme Gomes de Sá, Assistente Operacional I e Débora Cristina Paulela, enfermeira

 

Funcionamento do Programa

O Programa de Cessação de Tabagismo de Funcionários do HCFMB tem atendimentos em grupo e individualizados semanalmente. A assistência psicológica ocorre em grupo e a orientação individualizada acontece, inicialmente, com a enfermeira e, posteriormente, com a médica pneumologista e psicóloga.

Os interessados em realizar o acompanhamento multiprofissional podem comparecer no Ambulatório de Funcionários ou entrar em contato pelo telefone 3811-6595 ou 3811-6503.

Da Assessoria


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.