Hemocentro do HCFMB passa atender doadores, temporariamente, em novo local
24/02/2023
Hemocentro do HCFMB passa atender doadores, temporariamente, em novo local

A Praça do Doador passará por adequações e como neste período as coletas não podem parar, a direção optou por esta mudança temporária para o Ambulatório, por ser um local de fácil acesso e que possui toda a infraestrutura necessárias para receber os doadores

 

A partir deste sábado, 25, o setor de coleta de sangue do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) estará atendendo temporariamente no 6º andar do Ambulatório de Especialidades, para adequações estruturais da Praça do Doador.

Dr. Cláudio Lucas Miranda, responsável técnico do Hemocentro do HCFMB, destaca que as modificações no espaço físico do setor são importantes e vão beneficiar os doadores. “Como neste período as coletas não podem parar, optamos por esta mudança temporária para o Ambulatório, por ser um local de fácil acesso e que possui toda a infraestrutura necessárias para receber nossos doadores de forma acolhedora e segura”.

O Hemocentro está com seu estoque abaixo do necessário para atender a demanda e precisando de doações de todos os tipos de sangue, principalmente o “O Negativo”.   A cada doação, quatro vidas podem ser salvas e para aumentar a segurança do doador e evitar aglomerações.

O Hemocentro recebe doadores de sangue com agendamento prévio em seu horário normal de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h. Para o agendamento, o Hemocentro disponibiliza aos doadores o telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) e o WhatsApp (14) 99667-4356.

O Hemocentro aponta que a doação de sangue não expõe o doador ao risco, pois todo material é descartável, seguindo as regulamentações do Ministério da Saúde. Na triagem, o Hemocentro reforça os questionamentos aos doadores quanto a sintomas gripais e contatos com casos suspeitos.

 

Requisitos

Os requisitos para ser doador de sangue são: apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH ou, ter boa saúde e pesar acima de 50 quilos; ter idade entre 16 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Candidatos com idade entre 16 e 17 anos, devem possuir consentimento formal, por escrito, do seu responsável legal para cada doação que realizar; não estar em jejum, dormir ao menos 6 horas antes da doação; não estar com doenças infecciosas; não ter vida sexual promíscua; não ser usuário de drogas; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

Caso tenha recebido dose de vacina contra rubéola ou gripe, aguardar 48 horas antes da doação. A doadora não deve estar grávida ou amamentando, não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade, diabetes e/ou pressão alta, doença de chagas, convulsões, labirintite, malária ou Aids.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.