Decreto do Executivo suspende funcionamento dos estabelecimentos comercias em Botucatu
19/03/2020
Decreto do Executivo suspende funcionamento dos estabelecimentos comercias em Botucatu

De acordo com o decreto, ficarão abertos ao público apenas farmácias, mercados, feiras livres, açougues, mercearias, quitandas, padarias, lojas de alimentação para animais, distribuidoras de gás e água mineral e postos de combustíveis

 

 “Fiquem em suas casas!”. É o recado do prefeito de Botucatu Mário Pardini que na tarde desta quinta-feira (19) assinou um decreto para combater uma epidemia do coronavírus.  Desta feita foi decretado que todos os estabelecimentos comerciais da Cidade com atividades ficarão fechados ao público 23 de março a 30 de abril, porém os estabelecimentos poderão oferecer serviços delivery e drive thru.

Já o Shopping Botucatu terá seu atendimento suspenso a partir das 20 horas desta sexta-feira, dia 20, permitindo apenas os serviços delivery, supermercado e das clínicas de saúde dentro do empreendimento.

De acordo com o decreto, ficarão abertos ao público apenas farmácias, mercados, feiras livres, açougues, mercearias, quitandas, padarias, lojas de alimentação para animais, distribuidoras de gás e água mineral e postos de combustíveis.

Todos esses estabelecimentos devem manter os cuidados de prevenção dos servidores e da população. “Todas essas medidas nos ajudarão a diminuir sensivelmente o fluxo de pessoas em espaços fechados e prevenir ainda mais possíveis contágios”, justificou o prefeito.

O secretário de Saúde, André Spadaro complementa apontando que “todos esses estabelecimentos devem manter os cuidados de prevenção dos servidores e da população, desde orientações até equipamentos que os protejam, de acordo com o que é preconizado pelas autoridades de saúde”.

 

Novo decreto com medidas de isolamento social

Também na tarde desta quinta-feira, o prefeito assinou o decreto de nº 11.941, que prevê novas medidas de isolamento social e atendimento a pessoas com sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Entre os tópicos está descrito que todos os equipamentos de saúde do Município tratarão exclusivamente das questões relacionadas à Covid-19, dos  bebês e das gestantes, isto é, consultas e tratamentos eletivos estão adiados;

Também todos os prédios municipais, incluindo escolas e creches, estarão fechados a partir da próxima segunda-feira, 23. Os serviços prioritários serão desempenhados de forma remota (telefone, e-mails e serviços via internet) e parte dos servidores poderão trabalhar a partir de suas residências;

 Apenas 1 creche atenderá os filhos de servidores municipais da Saúde e Segurança, exclusivamente, faz parte e do decreto, assim como o que aponta que  os servidores responsáveis por atividades ao ar livre - infraestrutura, zeladoria, limpeza pública e outros - continuarão trabalhando para deixar a Cidade ainda mais estruturada, limpa e bonita. Por fim, o resumo desse decreto são duas palavras de ordem: ‘isolamento da população’ e ‘tratamento aos que mais precisam’.

“Conto com a colaboração de toda a nossa população para que fiquem em casa e procurem atendimento única e exclusivamente no caso de sintomas graves, como febre e dificuldade para respirar”, afirmou Mário Pardini.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.