Hospital das Clínicas da Unesp mantém dois pacientes internados com suspeita de coronavírus
21/03/2020
Hospital das Clínicas da Unesp mantém dois pacientes internados com suspeita de coronavírus

HC aponta que não está divulgando o número de casos notificados como suspeitos, mas devido ao grande número de notícias falsas será emitida uma nota diária à imprensa com atualização das informações

 

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), autarquia do Estado de São Paulo e reconhecido como hospital referência para casos graves de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, vem a público informar que na última semana, a epidemia teve um crescimento considerável no Estado e o HCFMB tomou inúmeras medidas para o enfretamento da doença a nível regional, seguindo as orientações do Governo do Estado de São Paulo e já amplamente divulgadas.

Entre as medidas está a redução do número de consultas, exames e demais procedimentos eletivos, mantendo os atendimentos aos casos de urgência, emergência, obstétricos e oncológicos, como medida preventiva aos servidores e população em geral.

Também faz adaptação de uma área exclusiva no novo Ambulatório de Especialidades para a avaliação de possíveis casos suspeitos de Covid-19;  assim como utilização dos leitos do Hospital Estadual Botucatu (HEBo) como retaguarda para pacientes clínicos, não suspeitos de Covid-19; e  expansão progressiva dos leitos de UTI para o tratamento de possíveis casos graves de Covid-19.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, o HC aponta que não está divulgando o número de casos de Covid-19 notificados como suspeitos. Entretanto, devido ao grande número de notícias falsas que envolvem o HCFMB, e frente ao compromisso com a transparência nas informações prestadas, será emitida uma nota diária à imprensa com atualização das informações.

Até este domingo (22) dois pacientes estão internados sob suspeita de Covid-19, que aguardam a confirmação do exame, sem mudança de seus quadros clínicos. Não há novas internações com suspeita de Covid-19 positivos. Os demais casos notificados como suspeitos pelo HC estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados diariamente.

Por determinação do Governo de São Paulo (Resolução SS- 28 de 17/03/2020), haverá coleta de exames laboratoriais confirmatórios de Codiv-19 (swab RT-PCT) apenas em casos graves de insuficiência respiratória); e síndrome gripal em profissionais de Saúd

Não há falta de equipamentos de segurança para os servidores da saúde no HCFMB, embora seu uso tenha que ser racional. Doações de máscaras, aventais, álcool gel, entre outros, são bem vindas, mas é importante destacar que o HCFMB não solicita valores em dinheiro para nenhum tipo de compra de material.

O HCFMB reitera que está preparado para atuar na luta contra esta epidemia e conta com uma equipe grande engajada neste trabalho. Informações oficiais também serão divulgadas nos nossos principais canais: http://www.hcfmb.unesp.br/


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.