Morre Orestes Gomes Filho, um dos padres mais populares, queridos e carismáticos de Botucatu
28/03/2020
Morre Orestes Gomes Filho, um dos padres mais populares, queridos e carismáticos de Botucatu

Sacerdote estava em um sítio na zona rural da Cidade em cima de uma escada fazendo reparos em um telhado de zinco, quando veio a perder o equilíbrio caindo de uma altura de 2,5 metros batendo violentamente com a cabeça no chão

 

Um acidente caseiro, ocorrido neste sábado (28), ceifou a vida de um dos mais queridos, conhecidos e carismáticos religiosos da Cidade: o Cidadão Botucatuense Padre Orestes Gomes Filho, aos 64 anos de idade, completados, recentemente. Orestes era pároco da Igreja Nossa Senhora Menina, na Vila Maria..

Padre Orestes estava em um sítio em Piapara, na zona rural da Cidade, em cima de uma escada fazendo reparos em um telhado de zinco de uma barracão, quando veio a perder o equilíbrio caindo de uma altura de mais de 3 metros batendo violentamente com a cabeça no chão. Ele ainda chegou ser socorrido pela equipe de resgate do Corpo de Bombeios, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer ao dar entrada no Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu, por parada cárdio-respiratória.

 

Através do facebook a paróquia anunciou o acidente e depois confirmou a morte do sacerdote

“Queridos amigos e amigas de nossa página, venho até aqui para pedir a oração de todos vocês. O nosso querido amigo e pastor Padre Orestes, na tarde de hoje sofreu um gravíssimo acidente. Ele se encontra internado, e seu quadro é preocupante!
Venho pedir a cada um de vocês a ajuda na oração, juntos como irmãos, rezemos a Deus pela vida de nosso sacerdote!”

 

“É com profundo pesar que venho a comunicar o falecimento do meu amigo, nosso amigo Padre Orestes. Pároco da Igreja Nossa Senhora Menina, na Vila Maria aqui em Botucatu.
O Padre Orestes Gomes, 64 anos, uma das figuras mais conhecidas e carismáticas de Botucatu, sofreu um grave acidente na tarde deste sábado, 28, na zona rural de Botucatu.
O padre foi socorrido, porém não resistiu aos ferimentos e faleceu na tarde deste sábado, dia 28 de março. O comunicado da morte foi dado pelo seu irmão, Ernesto.
O Padre Orestes era membro da nossa família”.

 

Orestes Gomes Filho

Pároco responsável pela igreja Nossa Senhora Menina, na Vila Maria, era conhecido como padre festeiro. Nasceu em Bofete e percebeu sua vocação aos 16 anos de idade e foi incentivado ao sacerdócio pelo então arcebispo Dom Vicente Marchetti Zioni.

Desde criança acompanhava as procissões e visitava muitas capelas em bairros como o Santo Antônio, Socorro, São Roque, Nossa Senhora Lurdes ou São Pedro. Também frequentava locais onde se rezavam o terço e gostava de rezar.

Em 1975, com 17 anos fez o Treinamento de Liderança Cristã (TLC) em Botucatu e em 1976 entrou para o Seminário e passou a estudar com outros jovens que estavam três anos mais adiantados e mesmo assim conseguiu acompanhar. Normalmente, para se ordenar padre é necessário um tempo de 15 anos de estudos, mas ele conseguiu sua ordenação com 10 anos, em dezembro de 1985.

Na sua ordenação de padre, Dom Zioni o chamou e disse que o queria na Catedral de Botucatu, mas primeiro mandou-o para Avaré assumir uma igreja daquela cidade que havia sido construída. Lá permaneceu por 10 anos até assumir a Catedral Metropolitana de Botucatu em 1995 e lançou a festa de Santa´Anna e conseguiu fazer com que o Dia de Sant´Anna, passasse a ser feriado na cidade.

Depois de oito anos o então arcebispo Dom Antônio Maria Mucciolo o transferiu para a Igreja Nossa Senhora Menina, na Vila Maria (2003), onde permaneceu até sua morte. No sacerdócio, Orestes tinha 10 anos de Avaré, 8 anos de Catedral e 18 anos de Vila Maria.

Já em seu primeiro ano na Vila Maria criou a Festa do Milho que foi repetida com muito sucesso nos anos seguintes e entrou na 18ª edição e ao longo dos anos se transformou numa das festas mais concorridas da Cidade atraindo pessoas de diferentes regiões.

O interessante é que para realização desta festa o padre transformou o pátio da igreja numa verdadeira linha de produção, com ajuda de mais de 200 voluntários. Todas as máquinas para manusear as espigas de milho foram feitas pelo próprio sacerdote, somente para fazer esta festa.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.