Divulgando falecimentos, serviço de alto falante popular completa 70 anos de atividades em Botucatu
04/04/2020
Divulgando falecimentos, serviço de alto falante popular completa 70 anos de atividades em Botucatu

Fotos - Arquivo pessoal

 

Lau Som não sabe precisar quantas notas de falecimento já gravou e, inclusive a sua já estaria gravada e não difere do padrão das outras milhares de notas feitas ao longo das últimas décadas

 

O locutor Wenceslau Pinto Filho, o Lau Som, é uma das personalidades mais conhecidas de Botucatu e há dezenas de anos desenvole em Botucatu o trabalho de alto falante volante popular. Circula todos dias por diferentes setores da Cidade divulgando as notas de falecimento.  Criado por Wenceslau Pinto, o serviço de alto falante popular completou 70 anos de atividades em Botucatu. Foi nesta atividade que diversos radialistas iniciaram suas carreiras.

Em março de 1990 Wenceslau Pinto morreu e o trabalho passou a ser realizado pelo filho Lau, permanecendo em atividade até os dias atuais. O serviço repercute de maneira tal que moradores dos bairros por onde alto falante passa, literalmente, param o que estão fazendo para ouvir a nota funerária. Não são raros os casos em que a comunidade só fica sabendo que um morador do bairro morreu através do alto falante volante.

Por esta particularidade do trabalho que desenvolve, Lau Som recebeu uma moção de congratulações outorgada pela atual legislatura da Câmara Municipal assinada pelos vereadores José Fernandes de Oliveira Júnior e Sargento Laudo Gomes Filho, destacando “os excelentes serviços prestados em Botucatu, dando continuidade ao trabalho iniciado pelo seu pai”.

E não passa pela cabeça do locutor parar de trabalhar. “Enquanto Deus for meu chão, não há quem me derrube e vou continuar prestando esse serviço a Botucatu até quando Ele permitir”, costuma dizer. Não existe uma só família de Botucatu que não tenha ouvido Lau passar anunciando a morte de um conhecido ou parente.

Lau Som não sabe precisar quantas notas de falecimento já gravou. Inclusive a sua já estaria gravada e não difere do padrão das outras milhares de notas feitas ao longo das últimas décadas. “A empresa funerária informa: nota de falecimento! Faleceu hoje nesta Cidade este locutor que vos fala. Seu féretro sairá do Complexo Funerário Orlando Panhozi para o cemitério local...”


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.