Secretaria de Saúde já realizou 218 coletas para detecção de coronavírus em 15 instituições de idosos
16/06/2020
Secretaria de Saúde já realizou 218 coletas para detecção de coronavírus em 15 instituições de idosos

Também 233 funcionários e cuidadores dessas instituições já coletaram ou estão em processo de agendamento para coleta durante essa semana nos postos de saúde em diferentes regiões do Município

 

Em enfrentamento à covid-19, o novo coronavírus, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, já foram realizadas 218 coletas de exames RT-PCR em 15 instituições de longa permanência de idosos (ILPI) na Cidade, além dos 29 testes realizados inicialmente nas duas casas de repouso onde se detectou o surto da doença.

Dessas coletas, 128 já resultaram negativo em 6 casas, e outros 90 exames de 9 casas de repouso aguardam resultado nos próximos dias. Além disso, até o final da semana, as equipes deverão colher material de mais 61 idosos de outras 7 instituições, totalizando 308 testes nessa população de alta vulnerabilidade à covid-19, em 24 ILPI.

Outra informação é que 233 funcionários e cuidadores dessas instituições já coletaram ou estão em processo de agendamento para coleta durante essa semana nos postos de saúde em diferentes regiões do Município.

O trabalho chegará, de acordo com o prefeito Mário Pardini,  também a todas as residências terapêuticas do Hospital CAIS Cantídio de Moura Campos, além das três residenciais terapêuticas municipais, onde serão testados também todos moradores e funcionários.

 

Outros números

Vale destacar que desde o início da pandemia Botucatu soma 447 casos confirmados de coronavírus, contando com 283 altas hospitalares e 151 pacientes que estão em isolamento social acompanhados por familiares e equipes de Saúde do Município. São 9 pessoas de casos suspeitos ou confirmados internadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFMB) e 2 na Unimed.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) teve até a noite desta terça-feira (16)  26 óbitos por covid-19 confirmados, sendo 8 pacientes de Botucatu, 3 de Areiópolis, 3 de São Manuel, 2 de Conchas, 2 de Torre de Pedra, 2 Laranjal Paulista, além de casos de Arandu, Itatinga, Bofete, Pirajuí, Pereiras e Pardinho

Além das 26 mortes no HC, o Hospital da Unimed mantém o registro de mais dois casos de morte  de pacientes da Cidade. Somado os pacientes do HC e da Unimed chega-se a 10 mortes confirmadas de moradores de Botucatu e 28 no total.

Com relação a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dos atuais 16 leitos disponíveis no Hospital das Clínicas, que atende Botucatu e várias cidades da região 6 estão ocupados (dois com pacientes da Cidade).  Isso sem contar outros 14 leitos que já foram homologados pelo Ministério de Saúde para que Botucatu tenha 30 leitos, caso seja necessário. Nos dois hospitais da Unimed que conta com 10 leitos, nenhum paciente está internado em UTI.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.