Secretário de Saúde alerta que Botucatu atingiu taxas alarmantes de pacientes internados em UTI
17/01/2021
Secretário de Saúde alerta que Botucatu atingiu taxas alarmantes de pacientes internados em UTI

A taxa de transmissão de covid-19 segue muito elevada em Botucatu e o Hospital das Clínicas atingiu 93% de sua capacidade em leitos de UTI e dos 30 leitos disponíveis 28 estão ocupados

 

O secretário municipal de Saúde, André Spadaro apontou no mais recente boletim da pandemia de covid-19, o novo coronavírus, que o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB),  atingiu taxas alarmantes de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI),  bem como  sua capacidade de atendimento hospitalar, de uma forma geral, inclusive de pacientes acometidos por outras doenças. Como forma de atender a crescente demanda por leitos, o HC anunciou redução de algumas atividades como internações e procedimentos eletivos.

Spadaro alerta que a taxa de transmissão de covid-19, segue muito elevada em Botucatu e outras cidades da região que já esgotaram sua capacidade de leitos estão sendo transferidos para o HC, o que torna o cenário ainda mais preocupante. Reforça a importância da colaboração de toda população em razão de o Município estar no período de maior transição de transmissão e o momento requer maior rigor nas medidas de prevenção.

“Precisamos contar com apoio maciço da população com uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento social, evitando, principalmente, situações de aglomeração e sair de casa sem necessidade nas próximas semanas”, orientou o secretário, prevendo um período mais difícil de todo e enfrentamento de covid-19 feito até agora.

 

Números atuais da doença em Botucatu

Também o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, atualizou os dados da  doença na Cidade apontando 5.223 moradores com diagnóstico confirmado, sendo que 4.615 foram recuperadas;  15 internações com a doença confirmada; e 68 mortes.

Dos 30 leitos disponíveis no Hospital das Clínicas 28 estão ocupados (10 pacientes de Botucatu e os demais outras cidades da região), percentual de 93%. No Hospital da Unimed dos dez leitos reservados para covid-19, três estão ocupados, percentual de 30%.

Já os 559 testes RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal nas últimas horas, detectaram 470 casos negativos e 89 positivos, sendo 60 com síndrome gripal e 29 assintomáticos (que não apresentam sintomas).  No total, a Prefeitura já computou 31.407 testes negativos e 4.215 positivos.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.