Secretário de Saúde alerta que a covid-19 pode levar a saúde a um colapso em até duas semanas
25/01/2021
Secretário de Saúde alerta que a covid-19 pode levar a saúde a um colapso em até duas semanas

Apesar de toda estrutura diferenciada de saúde de que a Cidade dispõe, se o patamar de 500 casos por semana continuar acontecendo, essa capacidade de atendimento pode entrar em colapso em uma ou duas semanas

 

O secretário municipal de Saúde, André Spadaro, alertou sobre o aumento alarmante de casos de transmissão da covid-19, o novo coronavírus.  Observa que apesar de todos os alertas, a adesão da população, de um modo geral, aos protocolos sanitários e medidas de prevenção, segue em queda não só em Botucatu como em todo país.

“Em Botucatu estamos registrando em torno de 500 casos positivos para covid-19 por semana. Uma eventual queda de casos após 20 dias do término das festividades do final de ano não se confirmou e seguimos com os números de transmissão mais elevados desde o início da pandemia”, aponta Spadaro.

O secretaria realça que com o aumento expressivo no número de casos, aumenta também o número de pessoas que necessitam de internação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que faz com que a ocupação de leitos atinja níveis alarmantes e, dessa forma, torna-se imprescindível reduzir drasticamente a transmissão do novo coronavírus.

“Apesar de toda estrutura diferenciada de saúde de que a Cidade dispõe, se o patamar de 500 casos por semana continuar acontecendo, essa capacidade de atendimento pode entrar em colapso em uma ou duas semanas. Se não frearmos a transmissão corremos o risco de em curto prazo assistir no estado mais desenvolvido da Federação, a cena lamentável de cidadãos, eventualmente nossos familiares e amigos, com dificuldade para conseguir um leito hospitalar e receber um tratamento com dignidade. Sem a colaboração de todos nesse momento este é um risco real que pode afetar nossa região”, diz Spadaro.

O secretário lembra que o prefeito Mário Pardini emitiu um decreto que regulamenta a Fase Vermelha (e mais restritiva) do Plano São Paulo de combate ao covid-19. “Apesar de todas as consequências negativas para a economia, a decisão nesse momento é pela adesão das medidas de maior restrição no comércio, com bastante rigor, mas sem a participação e colaboração de todos poderemos assistir a um prejuízo econômico e ainda assim continuar com níveis de transmissão elevados” coloca. “Nas próximas semanas precisamos atingir níveis de isolamento e distanciamento social comparáveis aos que tivemos no início da pandemia, em abril do ano passado”, acrescenta.

Por fim, Spadaro reforça a importância dessa colaboração de toda população em razão de o Município estar no período de maior transição de transmissão e o momento requer maior rigor nas medidas de prevenção. “Precisamos contar com apoio maciço da população com uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento social, evitando, principalmente, situações de aglomeração e sair de casa sem necessidade nas próximas semanas”, orientou o secretário, prevendo um período mais difícil de todo e enfrentamento de covid-19 feito até agora.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.