Por falta de leito no HC, paciente infectado com covid-19 aguarda 4h em ambulância do SAMU
28/01/2021
Por falta de leito no HC, paciente infectado com covid-19 aguarda 4h em ambulância do SAMU

Hospital declarou que, "conforme já informado nas últimas semanas, e frente ao fluxo intenso de internação de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de covid-19 vindos de todas as cidades que compõem o DRS-VI Bauru nos últimos dias”

 

Um paciente com suspeita de covid-19, o novo coronavírus, teve de aguardar por aproximadamente quatro horas, com respiração mecânica, no interior de uma ambulância do SAMU, em frente ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), até conseguir leito de internação. O fato ocorreu nesta terça-feira (26) e escancara a dificuldade que unidades de saúde de referência na região vêm enfrentando para atender a demanda de casos da doença, que aumentou de forma preocupante nas últimas semanas.

O caso foi confirmado pela assessoria de imprensa do HC. Após a espera de quatro horas, o paciente, que é morador de Botucatu, foi recebido pela unidade no fim da noite. Teste confirmou a infecção pelo novo coronavírus e, ontem, o homem, que não teve dados divulgados, permanecia internado em leito de enfermaria.

Em nota, o hospital declarou que, "conforme já informado nas últimas semanas, e frente ao fluxo intenso de internação de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de covid-19 vindos de todas as cidades que compõem o DRS-VI Bauru nos últimos dias, tem atingido diariamente sua ocupação máxima de leitos de UTI Covid" e que "diante desta situação, o tempo de espera de pacientes em ambulâncias do SAMU no HC acabou aumentando".

"Ao receber o pedido de vaga para paciente, uma equipe multiprofissional passa a buscar alternativas para que a solicitação de leito seja atendida, mesmo com a ocupação em nível máximo. É importante destacar que um leito para paciente covid é criteriosamente avaliado antes da internação, para que os protocolos do Ministério da Saúde estejam em total acordo com as normas de higienização e isolamento vigentes, o que também conta no tempo de espera", explica o HC.

Na quarta, a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com covid-19 no hospital estava em 100%, média que tem se mantido nas últimas semanas, com poucas alterações. Nesta quinta feira o percentual ultrapassou os 100. sendo necessário fazer adequação de mais dois leitos.

A unidade possui 30 leitos de UTI e 50 leitos de enfermaria exclusivos para a doença, que são destinados a pacientes de Botucatu e de outros 67 municípios daquela região. Contudo, em razão da explosão dos casos de covid, pacientes de outras regiões do estado também estão sendo levados para o hospital.

Do total de leitos de UTI, 24 são habilitados pelo Ministério da Saúde e outros seis são mantidos com recursos próprios do HC. "Não temos mais condições viáveis para a abertura de novos leitos de UTI Covid, mas seguimos cumprindo o nosso compromisso em promover atendimento digno e de qualidade a todos os pacientes que procurarem o HC neste momento", ressalta o hospital.

Fonte - JCNET


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.