Taxa de transmissão de coronavírus no Município de Botucatu continua alta e batendo recordes
29/01/2021
Taxa de transmissão de coronavírus no Município de Botucatu continua alta e batendo recordes

Nas últimas horas, a Cidade registou seu maior percentual de internações em UTI com a doença, assim como o expressivo número de pessoas que estão em isolamento social (quarentena)

 

Em boletim diário sobre a pandemia de covid-19, o novo coronavírus, divulgado na noite desta sexta-feira (28), o secretário municipal de Saúde, André  Spadaro, revela que a transmissão da doença no Município de Botucatu continua alta e batendo recordes negativos, com um grande número de pessoas infectadas em quarentena domiciliar, assim como segue em crescimento a pressão por leitos de internação.

“Mais uma vez ressaltamos a importância da colaboração de toda população com uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas, evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos neste momento e não sair de casa sem necessidade nas próximas semanas”, orientou o secretário, prevendo um período mais difícil de todo e enfrentamento de covid-19 feito até agora.

Outro dado retrata que o HCFMB tem atingido diariamente ocupação acima de sua capacidade, com percentual de 106%, o que significa que além dos 30 leitos disponíveis, mais dois leitos foram adequados para pacientes covid positivos, com 15 deles de Botucatu, sendo esta a maior taxa de internações de moradores da Cidade. Já o Hospital da Unimed dos 10  leitos reservados para covid-19, sete estão ocupados, percentual de 70%.

Spadaro aponta que até agora 6.295 moradores foram diagnosticados com covid-19, desde o início da pandemia, sendo que 5.505 foram recuperados;  34 internações com a doença confirmada; e as 75 mortes. Também estão em isolamento social (quarentena) 681 pessoas, o maior percentual até agora.

Recentes 500 testes de RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal detectaram 387 casos negativos e 107 positivos (72 com síndrome gripal e 36 assintomáticos - que não apresentam sintomas).  No total, a Prefeitura já computou 34.873 testes negativos e 5.245 positivos.

 

Óbitos no HC

O HCFMB computa 139 mortes, sendo 62 casos de Botucatu e o restante de outras cidades da região.  Outras 12 mortes em Botucatu foram registradas no Hospital da Unimed e Pronto Socorro Municipal (PSM), totalizando 75 casos.

Desde o início da pandemia, além dos casos de óbitos de pacientes de Botucatu, o HC registrou mortes de moradores de São Manuel e Conchas com (12);  Itatinga e Laranjal Paulista (8); Areiópolis (4); Torre de Pedra (3); Itu, Bofete, Pratania e Pardinho (2); e Bauru, Arandu, Itapetininga, Pirajuí, Pereiras, Lençóis Paulista, Taquarituba, Bariri,  Mineiros do Tietê, Porangaba, São Paulo, Penápolis, Piraju, Guareí, Cafelândia, Taguaí, Itararé, Paranapanema, Paulínia e Cerqueira César, com um caso cada.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.