Botucatu apresenta queda no número de infectados por covid-19, mas internação em UTI continua alta
05/02/2021
Botucatu apresenta queda no número de infectados por covid-19, mas internação em UTI continua alta

Cidade começou a observar resultados das medidas mais restritivas adotadas nas duas últimas semanas em razão da colaboração da população, principalmente o empresariado, que entenderam o momento crítico da pandemia

 

Após três semanas consecutivas com registro de 500 casos por semana com picos elevados chegando a 650 casos positivos em janeiro, o secretário municipal de Saúde, André Spadaro, revela que a Cidade começou a observar resultados das medidas mais restritivas adotadas nas duas últimas semanas em razão da colaboração da população, principalmente o empresariado, que entenderam o momento crítico da pandemia. Com isso, segundo ele, Botucatu deverá encerrar a semana epidemiológica em torno de 400 casos positivos.

“Embora seja um número ainda elevado pode representar a redução de 38% de casos novos e uma reversão na tendência de crescimento acelerado do último mês. Esses dados são uma confirmação incontestável que as medidas restritivas eram necessárias e foram acertadas e os resultados estão aí, bastante visíveis”, salienta Spadaro.

Ele pede que a população siga com cuidado e continue buscando a redução da transmissão da doença. “Com a queda sustentada no número de pessoas infectadas, em conjunto com a ampliação de leitos para internação nos próximos dias, poderemos em breve retomar as atividades econômicas com critério, responsabilidade e segurança”, prevê o secretário.

 

Outros dados

Embora tenha diminuído número de pessoas infectadas, o percentual de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital das Clínicas chegou ao seu mais alto patamar com 110% de ocupação, o que significa que além dos 30 leitos de UTI/Covid disponíveis, mais três leitos foram adequados para pacientes positivo. Já o Hospital da Unimed dos 10 leitos reservados para covid-19, sete estão ocupados, mantendo 70% de ocupação.

Desde o início da pandemia 6.710 moradores de Botucatu foram diagnosticados com covid-19, com 5.989 recuperados;  40 internados com a doença confirmada; e 84 mortes. Também estão em isolamento social (quarentena) 597 pessoas.

Testes RT-PCR realizados pela Prefeitura Municipal nas últimas horas apontam 163 casos negativos e 40 positivos (31 com síndrome gripal e 9 assintomáticos - que não apresentam sintomas).  No total, a Prefeitura já realizou 36.298 testes negativos e 5.635 positivos.

 

Transmissão preocupante

O secretário municipal de Saúde realça que apesar da melhoria no número de pessoas infectadas, a transmissão da doença no Município de Botucatu continua alta com um grande número de pessoas infectadas em quarentena domiciliar, assim como segue em crescimento a pressão por leitos de internação.

“Importante que a população continue colaborando fazendo uso rigoroso e correto de máscara, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento seguro entre as pessoas, evitando, principalmente, situações de aglomeração e reuniões de grupos familiares e amigos neste momento e não sair de casa sem necessidade nas próximas semanas”, orientou o secretário.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.