Hospital das Clínicas de Botucatu realiza o primeiro transplante cardíaco de 2023
04/01/2023
Hospital das Clínicas de Botucatu realiza o primeiro transplante cardíaco de 2023

Com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), a equipe captou o órgão no estado de Goiás e realizou o transplante no primeiro dia do ano, renovando a esperança da paciente que esperava na fila brasileira por um coração

 

O Serviço de Transplante Cardíaco do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) iniciou 2023 com a captação de um órgão a distância e a realização de um transplante em uma mulher de 61 anos.

Com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), a equipe captou o órgão no estado de Goiás e realizou o transplante no primeiro dia do ano, renovando a esperança da paciente que esperava na fila brasileira por um coração. A cirurgia foi realizada com sucesso.

O Coordenador Clínico do Serviço, Dr. Flávio Brito, agradeceu a equipe multiprofissional que viabilizou o procedimento e afirma que o ano de 2023 trará grandes desafios para a equipe.

“O Serviço de Transplante Cardíaco do HCFMB continua em franco crescimento, mantendo o foco em custo-efetividade e captação à distância. Nosso objetivo é aumentar a abrangência nacional do serviço e iniciar efetivamente o programa de suporte circulatório mecânico com ênfase total no ECMO – oxigenação por membrana extracorporal”, diz.

A meta do Serviço em seu quinto ano de funcionamento no HCFMB é a realização de 24 transplantes.

 

Sobre o Serviço do Transplante Cardíaco do HCFMB

Credenciado há cinco anos, o Serviço de Transplante Cardíaco do HCFMB é atualmente o primeiro centro transplantador do interior e considerado o segundo centro transplantador do Estado. Até hoje, foram 53 transplantes realizados pelo programa.

Por - Vivian Abilio


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.