Prefeitura de Botucatu cria Centro no Espaço Saúde para enfrentamento ao coronavírus
13/03/2020
Prefeitura de Botucatu cria Centro no Espaço Saúde para enfrentamento ao coronavírus

Fotos - Valéria Cuter

 

A medida foi anunciada pelo Prefeito Mário Pardini na manhã desta sexta-feira e até o momento, Botucatu possui dois casos suspeitos da Covid-19, três descartados e nenhum confirmado, após exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz

 

Se antevendo a um possível aumento nos casos de Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, a Prefeitura de Botucatu, de forma pioneira, montou uma central para atendimento telefônico e domiciliar de cidadãos com um ou vários sintomas da doença. Também, uma equipe de atendimento específico a pacientes com esses sintomas foi montada e atuará no Espaço Saúde, que fica na Avenida Santana, 353 – Centro.

A medida foi anunciada pelo Prefeito Mário Pardini na manhã desta sexta-feira, 13, em um encontro com a imprensa, quando também foi assinado um decreto instituindo uma Comissão de acompanhamento, controle, prevenção e tratamento do Covid-19.

Participaram do anúncio, além do prefeito Mário Pardini, o secretário municipal de Saúde, André Spadaro; o superintendente do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu, André Balbi;  e também o infectologista e integrante do Centro de Contingência do Coronavírus criado pelo Governo Federal, Carlos Magno Fortaleza.

Além do atendimento convencional através de toda a rede municipal de Unidades de Saúde, a Prefeitura atenderá a partir de segunda-feira, 23, as pessoas que tiverem dúvidas sobre seus quadros de saúde via telefone no número (14) 3811-1519. Cinco postos telefônicos estarão mobilizados para atender os pacientes e três equipes de enfermeiros e médicos estarão disponíveis para atendimento domiciliar caso necessário.

“Está com sintomas suspeitos do coronavírus? Ligue no 3811-1519, e nossas equipes filtrarão os casos através de perguntas, podendo desencadear desde orientações pelo próprio telefone, até visita domiciliar e encaminhamento a uma unidade de saúde. Estamos, como fizemos em outras situações, nos antecipando a possíveis epidemias na Cidade”, afirma o prefeito Mário Pardini.

As equipes domiciliares de profissionais de saúde atuarão de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Todos os protocolos de atendimentos orientados pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério de Saúde serão seguidos pelas equipes da Prefeitura.

Aos finais de semana e feriados, um médico e enfermeiros atenderão também pacientes no Espaço Saúde das 7h as 19h.  Até o momento, Botucatu possui dois casos suspeitos da Covid-19, três descartados e nenhum confirmado, após exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz.

“A população não deve criar pânico. Essa é uma medida de prevenção. Não queremos que, ao sentir os sintomas, o paciente vá inicialmente ao pronto socorro, pois lá pode contaminar outras pessoas, ou quem sabe, ser contaminado. Nossas equipes estarão atentas para tomar as medidas necessárias de acordo com cada caso”, finaliza André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.

 

Sintomas do coronavírus

A transmissão do coronavírus ocorre entre pessoas. A doença pode se espalhar por meio de pequenas gotículas do nariz ou da boca. Essas gotículas podem ficar depositadas em objetos e superfícies ao redor da pessoa infectada. Outras pessoas podem se infectar tocando esses objetos ou superfícies e, depois, tocando nos seus olhos, nariz e boca.

Os sintomas mais comuns do coronavírus são febre, cansaço e tosse seca. Algumas pessoas podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Esses sintomas, geralmente, são leves e começam de forma gradual.

Idosos e pessoas com problemas cardíacos, pressão alta ou diabetes têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves. Como se trata de uma infecção que afeta o sistema respiratório, alguns cuidados com as vias aéreas são necessários.

Ainda não existem vacina ou medicamento para prevenção ou tratamento da infecção, mas testes e estudos já estão sendo realizados em busca da cura. As precauções de contágio são importantes para evitar a propagação de doenças infecciosas de qualquer etiologia, inclusive a desse novo vírus. 

 

Precauções básicas

- Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar

- Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)

- Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo

- Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar

- Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas

- Manter ambientes muito bem ventilados

- Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência

- Evitar contato com animais selvagens ou doentes


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.