Hemocentro de Botucatu foi credenciado para realizar testes para detecção do novo coronavírus
02/04/2020
Hemocentro de Botucatu foi credenciado para realizar testes para detecção do novo coronavírus

Resolução da Secretaria de Estado da São Paulo já publicada no DOE atesta que os exames de casos suspeitos realizados em Botucatu serão considerados oficiais não requerendo mais contraprova do Instituto Adolfo Lutz

 

Na manhã desta quinta-feira (2) o secretário municipal de Saúde de Botucatu, André Spadaro, em boletim extraordinário, revelou que está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), que uma resolução da Secretaria de Estado de Saúde atesta que o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu foi credenciado, oficialmente, pelo Instituto Adolfo Lutz, como um laboratório para realização de testes para detecção de infecção do CODIV-19, novo coronavírus.

Com isso os exames de casos suspeitos detectados não serão mais encaminhados a São Paulo e serão realizados no próprio HC do Hemocentro, significando que todos os exames serão considerados oficiais, não requerendo mais contraprova do Instituto Adolfo Lutz.

Nesta direção o secretário aponta os primeiros resultados de testes realizados nas últimas horas, parabenizando todos os pesquisadores do Hemocentro de Botucatu e parceiros do HC da Unesp por tornarem essa certificação de Botucatu uma realidade em tão curto espaço de tempo.

“Nesse momento são 24 testes oficiais já validados pelo Instituto Adolfo Lutz, sendo que desses 14 são de pacientes de Botucatu e 10 da região. Foram descartados, ou seja, resultaram negativos 21 casos. Dos 14 testes de Botucatu, 11 foram negativos e descartados. No total três casos deram positivos, que inclui paciente que já se encontra internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e duas pacientes internadas na Enfermaria, todos residentes em Botucatu. Um óbito suspeito de paciente que se encontrava internado foi descartado o coronavírus. Com isso nenhum óbito suspeito ou nenhum óbito foi confirmado em decorrência de infecção do novo coronavírus”, coloca o secretário de Botucatu.

Outra informação passada por Spadaro foi que dos pacientes que resultaram positivos, em dois deles não foi identificado nenhum indício de que tenham se deslocado de Botucatu nos últimos 14 dias ou regressado de viagem de outros estados ou exterior, antes do início dos sintomas, tampouco tiveram contato com pessoas suspeitas. “Com isso podemos afirmar, nesse momento, de acordo com os resultados dos primeiros testes, que a transmissão comunitária (quando não é mais possível detectar a origem da infecção) já existe no Município de Botucatu”, aponta Spadaro.

Ele reforça que, por conta disso, deverão ser mantidas as medidas de distanciamento social (isolamento para que as pessoas evitem sair de suas casas) e todos os dias estará divulgando um boletim diário enriquecido com os resultados oficiais dos testes. “Cada vez mais deixaremos de falar de casos suspeitos e divulgaremos resultados confirmados ou descartados”, previu Spadaro.

 “Botucatu inaugura uma nova fase para o enfrentamento do coronavírus com 500 testes. Em breve estenderemos essa testagem para pessoas que estejam com sintomas na comunidade para atingir a meta de 20 mil testes nos próximos quatro meses para combater o coronavírus com todas as armas que temos em mãos”, acrescentou.

O prefeito Mário Pardini enfatiza que o valor do convênio é de R$ 530 mil, que auxiliará no combate a Covid-19 na Cidade. “Estamos seguindo o que foi feito em grandes metrópoles do mundo que já enfrentaram o pico da pandemia, para que ao verificarmos casos positivos, isolemos imediatamente esses pacientes, diminuindo sensivelmente o potencial de proliferação do vírus. Meu agradecimento a todos os profissionais da saúde e pesquisadores que aceitaram o desafio e desenvolveram no Hemocentro do Hospital das Clínicas de Botucatu o teste para detecção do coronavírus, tão vital para combate desta epidemia em nossa cidade e região”, frisou Pardini.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.