Morre em Botucatu, João Marcos, considerado um dos grandes goleiros do futebol brasileiro
02/04/2020
Morre em Botucatu, João Marcos, considerado um dos grandes goleiros do futebol brasileiro

Fotos da matéria - Arquivo pessoal

 

Entre as coisas que fez após encerrar a carreiras como futebolista foi se dedicar a projetos sociais em parceria com a prefeitura de Botucatu e Associação Atlética Botucatuense para orientar as crianças na prática de esportes e também em ajuda aos carentes

 

Um dos maiores goleiros do Brasil, João Marcos Coelho da Silva, morreu nesta quinta-feira (2) em Botucatu aos 66 anos de idade. O ex-futebolsista estava internado no Hospital das Clínicas da Unesp, com problemas renais.

Ao longo de sua carreira, João Marcos, que iniciou carreira jogando no juvenil do Guarani de Campinas, foi lançado ao profissional em 1971, transferindo-se, em 1975 para o São Bento de Sorocaba, por empréstimo. Em 1976 foi transferido para o Noroeste de Bauru, e mais tarde para o América de São José de Rio Preto.

Em 1979, o jogador foi para o Palmeiras, clube que defendeu até 1983, quando passou a atuar pelo Grêmio, onde encerrou a carreira em 1986.  Pela seleção brasileira, o ex-goleiro recebeu suas primeiras convocações, em 1983, pelo então técnico Carlos Alberto Parreira. No ano seguinte voltou a ser chamado pelo técnico Eduardo Antunes Coimbra para defender a seleção, atuando em uma única partida com a camisa amarelinha, em um jogo contra a seleção do Uruguai, em Curitiba, vencendo pelo placar de 1 a 0.

Entre as coisas que fez após encerrar a carreira como futebolista foi se dedicar a projetos sociais em parceria com a prefeitura de Botucatu e Associação Atlética Botucatuense, para orientar as crianças na prática de esportes e também em ajuda aos carentes.

A vida de João Marcos, que teve sérios problemas com o alcoolismo, foi contada no livro escrito pelo jornalista Erick Facioli intitulado “A maior de todas as defesas – A história de vida do ex-goleiro João Marcos dentro e fora do futebol”. O prefácio é assinado por Milton Neves.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.