Cartas de gratidão impactam no sentimento e no trabalho do profissional de saúde do HCFMB
26/02/2024
Cartas de gratidão impactam no sentimento e no trabalho do profissional de saúde do HCFMB

Manifestações refletem o papel humanizado que médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe multiprofissional desempenham no serviço hospitalar

 

Qual o valor da expressão “muito obrigado”? Por mais subjetiva que a resposta possa ser, para os profissionais de saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) um gesto de agradecimento representa o vínculo criado com um paciente e seu acompanhante a partir de uma internação hospitalar.

São incontáveis as cartas de agradecimento que os diferentes setores do HCFMB recebem por parte dos familiares de pacientes e dos próprios usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). As manifestações refletem o papel humanizado que médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe multiprofissional desempenham no serviço hospitalar.

Para o Supervisor Técnico de Enfermagem da Enfermaria de Transplantes do HCFMB, Diego Fernando do Prado Felipe, o empenho em fazer com que a estadia do paciente seja a menos dolorosa possível é uma das razões pelas quais surjam os agradecimentos.

“Somos habituados a receber este agradecimento e reconhecimento de nossos pacientes, pois eles costumam ficar muito tempo com a gente, e isso cria vínculo”, explica Diego. Sobre o impacto que estes gestos trazem na rotina do profissional de saúde, Diego diz que “é o que dá sentido para o que a gente faz”.

A Supervisora Técnica do Berçário e da UTI Neonatal do HCFMB, Ana Carolina Bertolo Francisco, lembra que, pela essência de uma rotina de UTI Neonatal, os familiares de bebês crônicos são os que mais expressam gratidão pelos profissionais de saúde. “Quando as mães sabem que estão de alta, elas trazem bolos, tiramos fotos, recebemos cartas. Criamos um vínculo”, lembra.

Em relação ao sentimento que estas manifestações proporcionam aos profissionais de saúde, Ana Carolina diz que a sensação é de “gratidão e dever cumprido”.

“Tem mães que agradecem de uma forma que nos deixam sem respostas”, frisa a Técnica de Enfermagem da UTI Neonatal, Cleonice Augusta Lima. Para ela, o reconhecimento das mães de recém-nascidos traz a sensação de realização profissional. “A partir do momento em que conseguimos ajudar o ser humano, também crescemos”, finaliza.

Agradecimentos refletem o sentimento que as pessoas sentem ao receber ajuda, carinho e cuidado. Além do trabalho técnico, muitos profissionais de saúde (ou servidores do Hospital em geral) acreditam que suas ações sempre são pautadas no propósito. A demonstração de que seu trabalho teve esse efeito na vida de alguém é talvez a maior sensação de que se está no caminho certo.

Por - Vinícius dos Santos


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.