Secretário de Saúde alerta que a contaminação por coronavírus inicia o seu ponto mais crítico
04/04/2020
Secretário de Saúde alerta que a contaminação por coronavírus inicia o seu ponto mais crítico

Spadaro reflete que se o isolamento social não for adequado agora, Botucatu poderá assistir o número de casos de infectados dobrar a cada três dias e chegar a uma situação crítica nas próximas semanas

 

Através de André Spadaro, secretário municipal de Saúde, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) informou, na noite deste domingo (5), os dados atualizados dos casos suspeitos e confirmados do CODIV-19, o novo coronavírus. Os testes foram feitos pelo próprio HCFMB que foi credenciado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para a realização de exames de diagnóstico de COVID-19 e não mais precisam da contraprova feita pelo Instituto Adolfo Lutz, promovendo mais agilidade nos resultados.

De acordo com Spadaro 8 pacientes estão infectados no HC com o coronavírus, sendo 5 internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 3 na enfermaria. Outros 16 pacientes internados aguardam o resultados dos testes, um na UTI e 15 na enfermaria.

Além dos números oficiais apresentados pelo HC, a Unimed também mostra seu quadro recente sobre o coronavírus. São 11 casos de pacientes suspeitos internados, sendo dois confirmados e nove suspeitos. Dois estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Spadaro reforça a necessidade dos munícipes se manterem em isolamento social já que se iniciou a curva de ascensão de confirmação de casos e o número de infectados continuará a aumentar. “Se o isolamento não for adequado agora, poderemos assistir o número de casos dobrar a cada três dias e chegarmos a uma situação crítica nas próximas semanas”, alerta.

O secretário aponta que muitas pessoas estão nas ruas e isso vai totalmente contra a todos os esforços que têm sido feitos pelo Poder Públicos. “Temos escolas, creches, comércio e empresas fechadas. Nesse momento não se pode admitir um nível tão elevado de circulação (de pessoas nas ruas). Faço um apelo para que todos se mantenham em suas casas, exceto aqueles que estão exercendo uma atividade que é essencial”, orienta Spadaro.

Ele lembra que pesquisadores estão monitorando sinais de telefones celulares e foi observado que o nível de mobilidade em Botucatu caiu nos últimos dias para 46%. “Precisamos que esse número chegue 60, 70%. Ou mais. Peço que os munícipes permaneçam em suas casas, porque estamos no início do período mais crítico da contaminação”, concluiu.


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.