Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo divulga a primeira morte causada por dengue em Botucatu
13/03/2024
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo divulga a primeira morte causada por dengue em Botucatu

Mulher de 80 anos de idade estava internada em um hospital particular para tratar a doença e apresentou um quadro de diverticulite e veio a entrar em óbito

 

Boletim da Secretaria de Estado da Saúde, por meio dos registros do Painel de Monitoramento da Dengue, com dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), registra a primeiro caso de morte causada pela dengue em Botucatu.

Governo estadual, revela que a vítima da doença é uma mulher de 80 anos de idade (não divulgado a região onde ela residia). Esta senhora estava internada em um hospital particular para tratar a doença e apresentou um quadro de diverticulite. Passou por uma intervenção cirúrgica, mas não resistiu e veio a entrar em óbito.

Conforme o painel epidemiológico do estado, Botucatu registrou, até esta terça-feira (12), 3.047 casos positivos de dengue, com outros 730 em investigação, em 2024. A dsenguie é causada por picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.

 

Combate ao mosquito

Vale destacar que Botucatu está em estado de emergência desde janeiro e criou o programa “Todos Contra a Dengue”, através do  Decreto Municipal 13.086/2024 determinando a adoção de medidas de prevenção e combate à proliferação dos mosquitos transmissores dos vírus da dengue e chikungunya.

No programa, servidores de diversas secretarias, além dos agentes da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS)  e os recrutas da Guarda Civil Municipal  estão visitando  os domicílios fazendo uma busca ativa dos criadouros, como também de mosquitos ativos que possam transmitir a dengue, além de orientações de como prevenir a proliferação. Apesar de todo o trabalho realizado desde o mês de janeiro, as equipes ainda encontram larvas de mosquito em muitas residências.

A VAS aponta que a participação da população é essencial no combate à dengue, primeiro vistoriando seu quintal, eliminando criadouros do mosquito e permitindo as ações de combate por parte dos agentes da Prefeitura. Na ação, a população é orientada a procurar atendimento médico ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição, e nunca se automedicar.

Para maiores esclarecimentos, a pessoa interessada pode acessar a página sobre a dengue, da Prefeitura Municipal e tirar as suas dúvidas sobre prevenção, combate e cuidados sobre a doença. 

 

Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas

• Manter a caixa d’água sempre fechada e vedada adequadamente 

• Limpar periodicamente as calhas da casa 

• Não deixar acumular água sobre lajes, imperfeições do piso e recipientes 

• Lavar, com escova e sabão, a parte interna e borda de recipientes que possam acumular água (ex: bebedouros de animais) 

• Não expor recipientes à chuva, deixando eles sempre em lugares cobertos e de cabeça para baixo 

• Jogar desinfetante, detergente ou sabão em pó em ralos pouco utilizados 

• Não deixar acumular água nos pratos dos vasos de plantas

 

Mais informações

Vigilância Ambiental em Saúde

Telefones (14) 3813-5055 / 150

Horário de atendimento: segunda a sexta- feira / das 7 horas às 16h30


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.