Vigilância Ambiental inicia a semana em ação contra a dengue com nebulização na região Leste da Cidade
20/03/2024
Vigilância Ambiental inicia a semana em ação contra a dengue com nebulização na região Leste da Cidade

Esta ação é complementar a todo o trabalho que vem sendo realizado desde o começo do ano objetivando a orientação e eliminação de criadouros e mosquitos

 

Durante a manhã desta terça-feira (19), visando o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a Prefeitura de Botucatu, através da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) realizou a ação de nebulização nos bairros Jardim Bandeirantes e Vila Solange, região Leste da Cidade.

Esta ação é complementar a todo o trabalho que vem sendo realizado desde o começo do ano objetivando a orientação e eliminação de criadouros e mosquitos.

“Os casos de dengue tem aumentado a cada dia, o que reforça a necessidade de cada morador fazer a sua parte em nos ajudar nessa luta”, coloca o prefeito Mário Pardini, lembrando que o mosquito não voa mais do que 100 metros e em 90% dos casos ou mais a transmissão ocorre nos próprios imóveis.

 

Todos Contra a Dengue

Vale destacar que em Botucatu o programa “Todos Contra a Dengue” vem realizando ação de bloqueio em diferentes bairros da Cidade. Servidores de diversas secretarias, além dos agentes da VAS e os recrutas da Guarda Civil Municipal visitaram os domicílios fazendo uma busca ativa dos criadouros, como também de mosquitos ativos que possam transmitir a dengue, além de orientações de como prevenir a proliferação. Apesar de todo o trabalho realizado desde o mês de janeiro, as equipes ainda encontram larvas de mosquito em muitas residências.

A VAS aponta que a participação da população é essencial no combate à dengue, primeiro vistoriando seu quintal, eliminando criadouros do mosquito e permitindo as ações de combate por parte dos agentes da Prefeitura.

Na ação, a população é orientada a procurar atendimento médico ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição, e nunca se automedicar.

Para maiores esclarecimentos, a pessoa interessada pode acessar a página sobre a dengue, da Prefeitura Municipal e tirar as suas dúvidas sobre prevenção, combate e cuidados sobre a doença. 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.