XIII Turma da Faculdade de Medicina doa 4.900 metros de TNT para enfrentamento do coronavírus
03/05/2020
XIII Turma da Faculdade de Medicina doa 4.900 metros de TNT para enfrentamento do coronavírus

HC completou 40 anos de sua formatura e ofereceu quase 5 mil metros de TNT para a confecção de aventais e máscaras, contribuindo para a campanha "Sem Luta, não há Vitória"


Ser grato não se resume somente em expressar palavras de agradecimento, mas também em proporcionar gestos concretos de amor e solidariedade para quem mais acreditou e investiu no seu potencial.

A XIII Turma de Medicina da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), que deixou sua contribuição para a construção da história acadêmica e assistencial do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), completou 40 anos de sua formatura e ofereceu um valioso presente aos valentes guerreiros do Hospital que estão no combate à covid-19: quase 5 mil metros de TNT para a confecção de aventais e máscaras, contribuindo para a campanha "Sem Luta, não há Vitória".

A ideia surgiu do ortopedista e aluno da XIII Turma Dr. Walter Secanho, que tem um filho residente na área de Cirurgia Plástica atuando no HC. "Temos um grupo de WhatsApp da turma, vimos pelos meios de comunicação que o Hospital estava precisando de ajuda e, prontamente, todos se mobilizaram para ajudar. Somos muito gratos à instituição que foi importante para nossa formação médica e queremos motivar todos os ex-alunos a realizarem sua doação, pois Botucatu é a nossa casa e acreditamos que vocês estão fazendo o melhor para vencer esta batalha contra o coronavírus", afirmou o médico oftalmologista Marcos Romano, um dos alunos da XIII Turma que trouxe as doações para o Hospital.

Faça você também este gesto de gratidão: participe da campanha "Sem Luta, não há Vitória"! Saiba como contribuir no site http://www.hcfmb.unesp.br/doacoes-hc.

 

Homeopatia no enfrentamento da pandemia de covid-19

Ainda sobre o HC de Botucatu, uma iniciativa pioneira tem buscado informar e valorizar a Homeopatia por meio da divulgação de trabalhos científicos, promoção de cursos e ações na saúde pública. Por essa razão foi criada uma página no Facebook (HomeopatiaBotucatu – Homeo Botucatu) que oferece dados atualizados dos avanços obtidos até o momento. A ação conta com o apoio da Diretoria da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp).

Em tempos de pandemia toda ajuda é bem-vinda. E o Brasil tem buscado o auxílio de todos os agentes dispostos a enfrentar o novo coronavírus (covid-19). Por isso o Ministério da Saúde validou a Homeopatia como importante ferramenta para atuar no combate à doença.

Desde que a problemática ganhou o território nacional, a Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) tem promovido uma série de estudos que visam fortalecer a prevenção e o tratamento do COVID-19. “É uma possibilidade terapêutica que está sendo estudada e validada”, explica o médico homeopata Dr. José Eduardo Bittar.

Em entrevista à Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), a médica homeopata do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Drª Renata Lemonica, explicou a medida. “Há uma ação nacional, validada pela AMHB, que está consoante com as políticas que o Ministério da Saúde tem previsto. Nos informes do enfrentamento do COVID-19 os estudos homeopáticos estão saindo como todos os outros”, afirma.

Ainda de acordo com Lemonica, há uma facilidade metodológica para o desenvolvimento das pesquisas homeopáticas. Como o coronavírus apresenta sintomas coletivos (tosse seca, febre, cansaço, dificuldade respiratória) as propostas passam a ser coletivas e, consequentemente, “a efetividade é coletiva”, frisa.

Texto: Vinicius Dallaqua dos Santos
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB|Unesp


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.