HC de Botucatu dobra número de leitos em UTI para atender casos graves de infecção por coronavírus
05/05/2020
HC de Botucatu dobra número de leitos em UTI para atender casos graves de infecção por coronavírus

Estes leitos são quartos independentes e isolados, adaptados com normas rígidas de segurança, de acordo com os protocolos divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde

 

O superintende do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), professor doutor André Balbi, anunciou a abertura de oito novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), somente para atender aos casos de graves de infecção do covid-19, o novo coronavírus. De 8 que havia, o HC passa a contar com 16 leitos.

Vale destacar que o complexo do HCFMB conta com 54 leitos de UTI (incluindo as UTIs Adulto Coronariana, Pediátrica e Neonatal). Destes, 6 foram destinados para o tratamento de pacientes com covid-19 e mais 2 foram adicionados, totalizando 8 leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes infectados, com recursos próprios (sem verba adicional do Governo do Estado).

Em razão da demanda foi necessário dobrar os leitos de paciente infectados, já que o HC foi reconhecido como hospital referência para os casos graves da doença. Estes leitos são quartos independentes e isolados, adaptados com normas rígidas de segurança, de acordo com os protocolos divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde.

Pensando nos casos futuros, o HCFMB tem espaço físico reservado para mais 14 leitos, que dependem de recursos do Estado para abertura, como a chegada de respiradores e liberação de valores para a contratação de recursos humanos. Com isso, o HC trabalha para ter 30 leitos de UTI especificamente para pacientes com covid-19.

De acordo com a assessoria de imprensa, a liberação e abertura desses leitos serão informadas pelo HC assim que for definida passando a ser divulgada, diariamente, sua taxa de ocupação.

 

 


CURTA NOSSO FACEBOOK

PREVISÃO DO TEMPO

© Tribuna de Botucatu todos os direitos reservados.